Quem trabalha com vendas online precisa se comunicar com o seu público. E, nessa comunicação, é preciso entender o que é copywriting.
O copywriter é a figura profissional que ajuda a empresa a se comunicar melhor por meio do uso de palavras. Seu trabalho é veiculado tanto na mídia impressa jornal quanto na web e tem um objetivo: escrever para vender, por meio de uma mensagem personalizada.
É diferente de ser apenas um escritor. Quem escreve como hobby ou mesmo como profissão não necessariamente é um copywriter. Ou seja, não está necessariamente vinculado ao papel de “anunciante”.
Na verdade, quando falamos em copywriting, estamos definindo um campo específico de trabalho promocional. Você quer saber mais? Continue lendo!
O que é copywriting e como é o trabalho de um copywriter
O termo em inglês sugere um conceito simples, relacionado a uma escrita persuasiva voltada para a publicidade e, consequentemente, para vendas.
Ou seja, o copywriter é uma pessoa especializada na produção de textos para publicidade . Assim, isso se aplica a quaisquer mensagens que podem ser veiculadas em uma página de vendas, em um artigo de blog, em um vídeo no Youtube ou em um conteúdo no Instagram.
O significado dessa profissão é claro: escrever ao acaso significa perder uma série de oportunidades que você não perde de vista se dominar as técnicas de copywriting, bem como os gatilhos mentais, para persuadir seu potencial cliente.
Então, o que você precisa fazer ao entender o que é copywriting é cuidar de cada detalhe para transformar as palavras em estímulos persuasivos. Em outras palavras, que seja capaz de convencer e fazer as pessoas mudarem de ideia, quebrarem objeções e, finalmente, adquirirem o seu produto.
Qual a diferença entre um copywriter e um redator web?
Na verdade, com o advento da internet, também assistimos ao nascimento dessa especialização de copywriter, que está relacionada à divulgação de produtos por meio do marketing digital.
O redator web, por outro lado, não necessariamente está preocupado em “vender” algo. Ele se difere bastante, portanto, do copywriter.
Por exemplo, jornalistas podem ser redatores web, sem que estejam preocupados em vender produtos. Afinal, o objetivo principal nesse caso é trazer informações de interesse público.
Já o copywriter trabalha no âmbito da publicidade, que é um campo totalmente distinto. Isso não significa que ele seja um manipulador ou que esteja enganando o público com propagandas enganosas.
Pelo contrário, ao promover um produto ambos os lados são beneficiados: o consumidor, que precisa de uma solução para o problema, e o detentor do produto, que possui a solução para o problema.
Por isso, é importante saber o que é copywriting, de forma a criar um canal efetivo de comunicação para vendas.
Gatilhos mentais na comunicação persuasiva
Os estudos da psicologia apontam que, antes de tomarmos uma decisão, precisamos do momento certo para coletar todas as informações disponíveis, para podermos escolher com a razão.
Na realidade não temos todo esse tempo e por isso cada um de nós busca atalhos ou regras de bom senso para agilizar e simplificar o processo de tomada de decisão.
Com isso, existem gatilhos mentais utilizados por copywriters para facilitar a decisão do potencial cliente, diante de uma oferta irresistível. Então, o cliente compra com a emoção e justifica com a razão.
Entre os gatilhos que orientam o comportamento humano, podemos citar:
Reciprocidade
Ao oferecer uma recompensa, como uma isca digital, ou conteúdos de valor com frequência que ajudem o lead, você gera o senso de reciprocidade e o lead poderá comprar de você em algum momento.
Prova social
Para entender o que é copywriting, as provas sociais, como depoimentos positivos, comentários e resultados que comprovem o que você defende, isso gera uma conexão quase imediata com o seu público.
Autoridade
O que é este gatilhos mental e como ele é poderoso para o seu negócio?
A autoridade acontece quando você produz conteúdos sobre determinada área e, como resultado, isso demonstra o seu conhecimento no assunto. Isso gera credibilidade e influencia também o processo de vendas.
Por isso, as marcas se preocupam tanto com o branding.
Escassez
Usar o gatilho da escassez cria um senso de urgência no lead, pois ele poderá perder uma grande oportunidade se não adquirir o produto imediatamente.
Conclusão
Como vimos, Copywriting consiste em escrever conteúdos que informem, convençam e persuadam os destinatários a realizar determinadas ações.
Isso requer diferentes metodologias e medidas dependendo do canal de comunicação utilizado. O copywriting desenvolveu-se, sobretudo, no campo da publicidade.
Por ser um conhecimento muito requisitado por pessoas que realizam vendas, a profissão de copywriter tende a ser cada vez mais valorizada no universo digital.
Então, conseguiu entender o que é copywriting?
Espero que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas! Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe este post com outras pessoas!