O que avaliar para escolher a melhor hospedagem WordPress?

O que avaliar para escolher a melhor hospedagem WordPress?

Seja você um usuário experiente do WordPress, ou alguém que está dando os seus primeiros passos com a ferramenta, já deve saber dos pontos fortes e fracos dessa plataforma, que é usada por milhões de sites ao redor do mundo.

Antes de começar a mergulhar nos códigos do WordPress e montar o seu primeiro site, um dos passos mais primordiais a ser dados é escolher uma hospedagem adequada para o seu domínio.

Como você deve imaginar, essa é uma plataforma bastante popular e, por isso, existe uma infinidade de opções no mercado. Mas qual a melhor hospedagem WordPress?

Tomar essa decisão com cautela é um passo vital para garantir que o seu site funcionará com um bom desempenho, de maneira segura e estável, dando a melhor experiência possível para seus usuários.

Para te ajudar neste processo é que produzimos este guia com tudo o que você precisa saber para escolher a melhor hospedagem WordPress para seu site. Vamos começar?

O que seu site em WordPress precisa?

Para escolher a hospedagem WordPress mais adequada, você precisa analisar os indicadores atuais do seu site e entender quais os próximos passos estratégicos para o futuro.

Algumas das perguntas que podem te ajudar a fazer essa análise são:

  • Qual é o tráfego atual do seu site?
  • Quanto você espera que cresça nos próximos meses?
  • Qual o orçamento que quer investir na qualidade de sua hospedagem?

Dependendo da resposta para cada uma dessas perguntas, você poderá chegar à conclusão de que um servidor compartilhado – de menor capacidade e menor investimento – já supre as necessidades.

Ou o contrário; um servidor ideal para o seu site tem mais funcionalidades e pode absorver mais tráfego. Neste caso, um servidor dedicado, ou em nuvem, é a opção ideal. De qualquer maneira, é importante saber quais as suas opções no mercado, a fim de fazer uma escolha que caiba no seu orçamento e ainda supra as suas necessidades.

De modo geral, essas são as características de uma boa hospedagem para WordPress:

  • Atualizações automáticas;
  • Controle de versões;
  • Suporte especializado;
  • Backups regulares.

Quais recursos observar no host ideal para WordPress?

Além do serviço de qualidade e especializado, backups regulares e atualizações automáticas, existem alguns outros recursos que tornam uma empresa a melhor hospedagem WordPress para o seu site. Explicamos alguns destes pontos nos tópicos abaixo, confira:

Velocidade e Desempenho

Um bom hardware é essencial para garantir uma ótima qualidade de serviço de um host. O processador (CPU), a memória RAM e o espaço do disco disponibilizados para você são os fatores determinantes no desempenho geral do seu site.

O uso do seu processador e da sua memória RAM dependem do tráfego(número) de visitantes e do tipo de conteúdo em seu site. Se você tiver um público muito alto, mesmo que for por um curto período, os planos mais baratos que pode encontrar por aí não serão capazes de suportar tanto tráfego.

Quando esse tipo de coisa acontece seu site pode ficar lento ou até mesmo fora do ar.

A memória de disco é o espaço total que você terá para armazenar o seu site.

Fotos, arquivos, plugins e dados utilizam esse espaço. Então, quanto mais arquivos tiver em seu site mais espaço estará utilizando.

Existem basicamente dois tipos de armazenamento: Os HDs e os SSDs.

A principal diferença se dá no desempenho de cada um deles. O SSD é mais rápido e mais “resistente” que um HD. Isso influencia no desempenho total do seu ambiente.

Suporte

Um fator que sempre é essencial observar é a qualidade do suporte. Ele é a única forma de resolver problemas mais graves com o seu servidor. Então deve estar sempre preparado e a postos para te auxiliar.

Mesmo que você seja um usuário experiente em hospedagem WordPress, sempre pode acontecer algum problema ou falha em que o suporte se faça necessário. Para isso, é importante que o suporte te disponha diversos meios de contato, como telefone, chat, e-mail ou ticket de suporte.

Ter uma cópia de seu site pronta para ser usada em caso de algum problema sempre é importante. Por isso, a hospedagem de sites que escolher deve fazer um Backup periódico para conseguir corrigir qualquer falha que possa aparecer, restaurando seu ambiente.

O suporte ideal deve fornecer todos esses recursos e ainda ter um tempo rápido de resposta, estando preparado a todo momento.

UpTime

O UpTime, ou tempo de atividade, é um número que estima o total de tempo que o seu site estará no ar, funcionando normalmente, ao utilizar determinada empresa de hospedagem. O tempo em que a aplicação está fora do ar é chamada de downtime.

É comum que empresas de hospedagem ofereçam um uptime de 99%. Para muitos usuários desavisados, o 1% restante pode parecer desprezível, mas quando analisamos o funcionamento de sites como os e-commerces, essa passa a ser uma estimativa bem alta que gera muitos prejuízos.

Por isso, o ideal é que o uptimes se mantenha acima de 99,5%. Na SAN Internet, o uptime oferecido para hospedagem WordPress é de 99.85%, muito acima da média do mercado.

Certificado SSL

O certificado SSL é um protocolo de segurança que criptografa as informações trocadas entre o servidor e o seu site, mitigando o risco de que invasões resultem no vazamento de informações sensíveis, como dados de pagamento, por exemplo.

Ele pode ser observado na barra de navegação, em forma de cadeado. Além de resguardar a segurança da empresa e dos usuários do site, o Certificado SSL também melhora a reputação da empresa entre seus clientes e aumenta as chances de que o posicionamento orgânico do seu site seja maior.

Qual o melhor serviço de hospedagem para WordPress?

Recursos de segurança

O certificado SSL não é o único recurso de segurança disponível para aplicações em WordPress. As melhores hospedagens em WordPress utilizam recursos extras, como scanners de malware e spam em e-mails, por exemplo.

Memória RAM

A memória RAM é capaz de armazenar os arquivos para que a exibição das páginas de seu site seja mais dinâmica e rápida – outro fator importante para o ranqueamento orgânico do seu site em mecanismos de busca como o Google.

Quanto maior a RAM, menos tempo o usuário terá que esperar para navegar em suas páginas e melhor será o desempenho de seu site.

Tipos de hospedagens

Alguns tópicos acima, nós mencionamos alguns dos principais tipos de hospedagem para sites WordPress.

No total, existem três opções de hospedagem disponíveis no mercado: os servidores dedicados, os servidores compartilhados e os servidores em nuvem – também chamados de cloud servers.

Falamos em detalhes sobre eles nos próximos tópicos, explicitando suas vantagens e desvantagens para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu negócio. Confira a seguir:

Servidor Dedicado

Em um Servidor Dedicado você tem uma máquina exclusiva para o seu domínio. Assim, o uso do hardware dela e seus recursos podem ser melhor gerenciados.

Nele você tem à disposição um ambiente com grande performance, sendo recomendado para sites com um tráfego elevado e constante.

Ainda, como o servidor só tem o seu domínio, você pode fazer upgrades caso ache necessário.

Servidor Compartilhado

Se você tem em mente expandir o seu site, tanto em quantidade de arquivos como em tráfego, então um Servidor Compartilhado pode ser uma boa opção a curto prazo.

É importante ficar alerta, pois sua loja pode ter muitos problemas caso o provedor de hospedagem não administre de forma correta seu servidor. Isso ocorre pois em um Servidor Compartilhado, como o nome já diz, diversos domínios estão “alojados” em uma única máquina, dividindo todos os recursos dela.

As opções de upgrade podem não ser satisfatórias ou suficientes para o que precisa. Então nesse caso a melhor opção seria trocar para um Servidor Dedicado ou um Cloud Server.

Cloud Server (Servidor em Nuvem)

Em um Cloud Server você têm diversas vantagens se decidir posicionar uma hospedagem WordPress.

Além de geralmente ter uma grande disposição de planos para selecionar, é possível modificar as configurações do hardware da sua máquina quando for necessário sem que seu site precise “parar” para isso.

Um Cloud Server é recomendado para sites com grande necessidade de velocidade e disponibilidade em grande quantidade de tráfego.

Por que hospedar o seu site com a SAN Internet?

Há mais de 23 anos atuando no mercado, a SAN Internet conta com a credibilidade, experiência e tecnologia para ajudar a sua empresa a crescer no digital. Nossas soluções são inovadoras e possuem reconhecimento internacional, com opções para os mais variados portes de aplicação.

Com uma tecnologia que permite criar instâncias elásticas, a SAN Internet pode oferecer o suporte que a sua empresa precisa à medida que ela cresce, sem a necessidade de migração de informações ou dados.

Procurando pela melhor hospedagem para WordPress? Conheça os planos da SAN Internet, uma pioneira na hospedagem de sites no Brasil!

Vantagens da hospedagem Cloud SAN Internet

Com a hospedagem da SAN Internet, a sua empresa ganha:

  • Elasticidade: As Instâncias Cloud onde a SAN hospeda os sites WordPress são altamente escaláveis, permitindo que seu projeto, à medida que tem sucesso, avance sem problemas de falta de recursos, bastando alguns cliques para melhorar as configurações.
  • Mais performance: nossa infraestrutura de servidores têm instâncias cloud isoladas. Isso quer dizer que temos processadores, memórias, discos e redes isoladas na nuvem, para cada cliente.
  • Mais agilidade: gerencie bancos de dados em SSD. Além disso, você poderá visualizar e editar arquivos FTP através de um gerenciador web.
  • Mais segurança: tenha acesso ao webmail com proteção antispam e acompanhe o consumo de recursos e o desempenho de suas aplicações.
  • Atendimento por especialistas: um suporte extremamente ágil via chat ou ticket, atendido diretamente por especialistas certificados pelos fabricantes das tecnologias utilizadas, o que traz muito mais segurança ao seu dia-a-dia.
Conheça os serviços de hospedagem da SAN Internet

Conclusão

Escolher a melhor hospedagem WordPress não é nada fácil, mas certamente é importante investir corretamente na presença online do seu projeto ou negócio. Existem muitas variáveis a serem consideradas nessa decisão – além do preço, inclusive – e, neste artigo, falamos sobre algumas delas.

Por exemplo, é importante certificar-se de que o servidor possui uma alta porcentagem de uptime, alto poder de armazenamento por meio da memória RAM, além de oferecer recursos de segurança extras, backups periódicos e atendimento especializado.

Esperamos que as dicas deste guia possam ser valiosas na hora da escolha da melhor hospedagem WordPress para sua empresa. Se você ainda tem dúvidas, visite nosso site e converse com um de nossos especialistas. Temos um time de agentes especializados prontos para te auxiliar!