Embora design, tema, navegação do usuário e conteúdo relevante sejam todos elementos críticos de um bom website, uma coisa que muitas pessoas tendem a negligenciar é a velocidade de carregamento de um site.

Como sabemos, o comprador de hoje está sempre online. Isto significa que se eles quiserem acessar informações on-line, eles o farão através de seu desktop, laptop, tablet ou smartphone.

Este consumidor digital também é bastante impaciente. Eles não dão segundas oportunidades a websites que não são otimizados para dispositivos móveis ou websites que levam muito tempo para serem carregados.

Portanto, se você quiser aumentar sua taxa de conversão, concentre-se também na velocidade de seu website. Certifique-se de que seu site carregue em menos de 3 segundos e que seu usuário não seja deixado olhando para uma tela em branco por 5 segundos.

Como o Google entende sites que carregam rápido

Não é apenas seu público-alvo que deve se preocupar com a velocidade do site. 

O Google também usa a velocidade de seu site como um sinal de classificação em seu sistema de busca. Portanto, se você quiser que seu site apareça nos resultados de busca do Google, é hora de acelerar seu site e certificar-se de que sua velocidade de carregamento de seu site esteja à altura da marca.

O primeiro passo que você deve tomar para melhorar o desempenho de seu site é realizar uma verificação de velocidade.

Se seu site leva muito tempo para ser carregado, você precisa projetar e construir sites que sejam mais rápidos. A chave é melhorar a experiência do usuário porque você quer que esses usuários continuem voltando.

Existem diversas técnicas de otimização para aumentar a velocidade do seu site. O principal deles é conhecer a fundo a sua ferramenta de desenvolvimento. Também é recomendável fazer um curso de WordPress para se aperfeiçoar na técnica. 

Porque a velocidade de um site importa

Como dissemos anteriormente, seu público hoje é provavelmente a geração mais impaciente de todos os tempos, então você tem que entender que ninguém gosta de acessar um site lento.

Os usuários de seu site são aqueles que irão visitar seu site pela primeira vez e julgar o seu negócio, a qualidade de seu site e seu profissionalismo.

Então, caso seu site demore muito para carregar, provavelmente esse usuário não vai voltar. Desta forma, você irá causar uma má primeira impressão.

Se a velocidade de seu site for ruim, é improvável que suas taxas de conversão sejam muito boas. 

Na verdade, em média, se seu site leva mais de 3 segundos para carregar, aproximadamente 40% de seus visitantes abandonarão seu site. Isto significa que um site lento afastará seus clientes. 

Isto, em essência, arruína todo o propósito de ter um site.

velocidade de carregamento do site
velocidade de carregamento do site

Como verificar a velocidade do seu site

Como vimos, a importância da velocidade é vital. Portanto, é importante testar a velocidade de seu site antes de lançá-lo.

Você precisa saber quão rápido ele é carregado em todos os principais navegadores. E você deve se certificar de que ele tenha uma boa velocidade de carregamento em todas as plataformas: seja um desktop, móvel ou tablet.

Além disso, você não deve apenas realizar uma verificação de velocidade local. Se seu objetivo é servir a um público global, você precisa testar a velocidade do site para todas as principais regiões.

Como, por exemplo, se você tem um site de cursos online, e o aluno leva muito tempo para conseguir acessar as aula, provavelmente a experiência dele como usuário será ruim, fazendo com que suas vendas possam decair.

Ferramentas para testar a velocidade

Para saber se seu site é lento ou não, você pode usar qualquer uma das muitas ferramentas gratuitas que existem para mostrar se seu site é lento. 

Veja as principais ferramentas abaixo: 

  1. Insights PageSpeed do Google: a própria ferramenta do Google. Dá recomendações móveis e desktop.
  2. Pingdom: útil para todos os níveis de habilidade. Comentários, desempenho do site, notas-lo, e histórico de desempenho de faixas para que você possa ver como a velocidade do seu site mudou.
  3. GTmetrix: uma das ferramentas mais populares lá fora. O GTmetrix analisa o quão bem o seu site carrega, verificando as pontuações PageSpeed e YSlow. Ele também dá sugestões sobre como melhorar o tempo de carga.
  4. YSlow: classifica páginas web sobre como eles cumprem as diretrizes estabelecidas de alto desempenho. Também resume os diferentes componentes do site e permite que você veja a análise, oferecendo conselhos sobre como melhorar o seu site. YSlow oferece uma extensão