Como Aumentar a Clientela no Consultório Médico

Aprender a como atrair pacientes para consultório é uma das tarefas mais importantes para quem trabalha no setor, afinal, somente por uma extensa carteira de pacientes será possível manter o negócio funcionando adequadamente. 

Além disso, o mercado está cada vez mais concorrido, pois a quantidade de médicos se formando aumenta a cada ano.

Isso intensifica a necessidade de aprimorar suas estratégias de prospecção. 

Dito isso, nesse texto iremos te mostrar como atrair pacientes para consultório médico de forma prática, simples e muito eficiente.

Veja 7 maneiras diferentes de como atrair pacientes para consultório

Como Aumentar a Clientela no Consultório Médico

7 – Entenda quais as necessidades dos seus pacientes

De antemão, faça uma análise aprofundada das reais necessidades do seu público e procure responder perguntas como: “o que estão procurando?” “Qual tipo de procedimento?” “Qual valor estão dispostos a pagar pelo serviço oferecido?”, etc. 

Aqui, uma pesquisa de mercado completa vai te ajudar a entender se um novo serviço ou procedimento pode ser viável. Além disso, permite que você faça comparações sobre as avaliações dos atendimento e outras informações dos pacientes.

O resultado disso é uma visão mais ampla sobre as exigências e necessidades dos seus pacientes. Dessa forma, é possível adotar estratégias pontuais que ajudem a suprir essas demandas.

6 – Construa sua reputação

Não há outra maneira de construir uma boa reputação, senão através do bom serviço prestado.

Assim, é fundamental que o seu consultório se mantenha sempre atualizado e ofereça um atendimento que supere as expectativas dos seus pacientes.

Uma excelente dica é mostrar o aspecto social e humano de todos os funcionários da clínica. Trazer um atendimento mais humanizado e que demonstre de fato preocupação com cada caso apresentado também é fundamental.

5 – Melhore a sua marca

Investir em marketing médico é uma ótima estratégia para ajudar a melhorar a sua marca como profissional da área.

As mídias sociais são uma excelente forma de prospecção de clientes e você pode utilizá-las para desenvolver e aperfeiçoar a sua marca.

Assim, gere engajamento do seu público ao criar grupos de discussão em blogs e produzir vídeos para o YouTube. 

Além disso, esteja presente em redes sociais como o Instagram e o Facebook, alimentando ambas as contas com conteúdos informativos e que poderão ser colocados em prática pelos seus seguidores.

4 – Cada paciente é único

Antes de tudo, quando o assunto é como atrair pacientes para consultório médico, essa é uma das principais lições a serem ensinadas.

Em outras palavras, é fundamental ter uma visão aberta para diferentes culturas e hábitos dos seus pacientes.

Afinal, cada pessoa apresenta um comportamento particular e é fundamental que você e a sua equipe estejam aptos a lidarem com essas nuances. 

De fato, detectar e atender às necessidades de seus pacientes, é fundamental para melhorar a satisfação dos mesmos.

Ou seja, é de suma importância criar estratégias específicas que ajudem a identificar as oportunidades de melhoria baseado no que seu público busca.

3 – Invista em tecnologia de ponta

Invista em softwares médicos desenvolvidos justamente para clínicas, onde você vai poder criar prontuários eletrônicos de onde estiver e quando quiser.

Traga para o seu consultório ferramentas que tornam possível a prática da telemedicina e atende seus pacientes remotamente.

Em síntese, a qualidade do atendimento no seu consultório é um dos principais fatores que contribuem para a competitividade no mercado.

Principalmente por que pacientes satisfeitos, além de te indicarem para sua rede de contatos, também podem retornar para a sua clínica sempre que houver necessidade.

2 – Conquiste a confiança do paciente

Manter as suas redes sociais e o seu site atualizado é primordial na hora de conquistar a confiança do seu público nos seus serviços.

Nesse caso, suas mídias sociais precisam enfatizar suas qualificações e explicar que tipo de tecnologia é utilizada nos procedimentos realizados pela sua clínica.

Por fim, é preciso ter em mente que o seu objetivo precisa ser criar um bom relacionamento com seus clientes em potencial e como resultado, aumentar o faturamento da sua clínica médica.

1 – Vá além do que manda a cartilha

Ofereça sempre algo a mais aos seus pacientes e mostre-os as vantagens de serem atendidos pela sua clínica, ao invés do concorrente.

Nesse sentido, a criação de e-books informativos e a sua distribuição gratuita pode ser uma ótima ideia. 

Além disso, uma atitude simples, mas que pode trazer grandes resultados, é planejar o envio de e-mails em datas comemorativas específicas, como aniversários, e também em datas mais genéricas como páscoa, natal e ano novo.

Basicamente, demonstrações de afeição podem fazer com que os seus pacientes se sintam prestigiados e se tornem frequentadores fiéis do seu consultório.