Se você está pensando em empreender no mercado digital, com certeza já tem um site para o seu negócio, essa é uma das questões mais importantes, afinal tudo está na internet, as pessoas estão sempre procurando por novos sites e marcas.
Independentemente de qual seja o ramo do seu negócio, ter um site ajuda a difundir o seu trabalho na vastidão da internet.
O mundo dos sites é muito grande e diversas plataformas te dão a opção de criar o seu site através delas, e nesse caso você está usando o domínio de outra plataforma e não um próprio.
Mas o que é um domínio próprio? Basicamente, é o endereço do seu site, é o nome da sua marca com uma extensão, como por exemplo: suamarca .com.br.
Na hora de criar o domínio do seu site, você pode escolher qual extensão quer usar. Mas quando o seu domínio não é próprio, você vai ter o nome do site que você criou junto com o endereço do seu site.
Muitas empresas nesse ramo são o que chamamos de B2B, o “Business to Business“, elas prestam serviços para outras empresas e até vendem seus produtos através de sites, que só depois irão chegar no consumidor final.
Se você quer ter o seu site com um domínio próprio, uma empresa B2B pode te ajudar nisso, mas existem outras opções no mercado. Vamos te mostrar as etapas.
Confira abaixo como criar o seu site com domínio próprio.
Veja a disponibilidade do domínio
A primeira coisa que você deve procurar é sobre a disponibilidade do domínio, para saber se ele está disponível ou não.
Se por acaso ele não estiver disponível, você vai receber opções similares. Existem alguns sites onde você consegue fazer isso.
Uma dica, escolha um nome simples para o seu domínio, palavras fáceis e que não contenham números e itens que são difíceis de memorizar e de pesquisar.
Faça o registro do seu domínio
Depois de saber se o domínio está disponível ou não, é a hora de registrar o seu domínio. Geralmente algumas perguntas são feitas como o CNPJ da sua empresa.
Além disso, quando você vai registrar um domínio, é necessário o DNS do servidor onde o seu site está hospedado, mas em alguns casos a própria empresa te oferece isso.
Escolha o plano de pagamento
Depois disso é necessário escolher o seu plano de pagamento, o valor vai variar de empresa para empresa, e o tempo pelo qual você deseja pagar também acaba variando o valor.
Durante esse processo, você também pode solicitar um redirecionador de e-mail, assim o seu e-mail terá o nome do seu site, deixando ele mais profissional na hora de resolver qualquer problema.
Escolha uma empresa com serviço de hospedagem
Esse passo é principalmente para quem não quer que a extensão do site seja em “.br”. Para isso você pode registrar o seu domínio em sites de hospedagem, assim você também já vai estar registrando o domínio do site.
Nesse caso não existe um plano de pagamento, você vai escolher o tipo de serviço e depois disso vai fazer o pagamento pelo plano escolhido. O seu site será liberado logo depois disso.
É preciso lembrar que esse pode ser um processo complicado, dependendo da empresa que você escolher para hospedar o seu site, por isso pesquise bastante antes de tomar uma decisão.
Veja a que mais tem a ver com você e priorize sempre a sua marca.