Se podemos dizer que houve muitas mudanças em um programa neste ano, com certeza esse foi o Google Ads. Em 2021, a ferramenta de anúncios mais usada no mundo trouxe novidades inesperadas nos seus logaritmos, o que causou uma confusão para os negócios que precisam dele no seu dia a dia. 

De acordo com os dados oferecidos pelo Centro de Comércio Carioca, houve um aumento de 76% no uso desta plataforma de marketing digital, mas apenas 15% desses empreendedores sabiam como usá-la corretamente. O que é muito pouco.

Para quem quer mexer com o Google Ads, um dos pontos principais é a otimização de uma campanha.

Saber como o seu público está se desempenhando o ajudará a tomar melhores decisões, para que você possa obter o máximo de resultado por cada valor investido na sua marca.

Se você está procurando melhorar os resultados de suas campanhas no Google Ads e alcançar seus objetivos, tome nota pois iremos otimizar seu processo:

Crie belas Landing Pages que sejam úteis 

Uma Landing Page (ou uma página de destino) é o local onde os usuários irão ser direcionados após clicarem em seu anúncio. Nela você encontrará todos os dados de um produto ou serviço específico. 

Ignorar uma Landing Page é um dos maiores erros cometidos por especialistas em marketing digital, quando executam as campanhas de anúncios através do Google Ads.

A experiência do usuário é um fator que o Google leva em consideração ao posicionar seus anúncios.  

Certifique-se de que suas Landing Pages sejam atraentes, bem estruturadas e fáceis de ler.  Não esqueça que a geração de conteúdo para esta página deve ser útil para o usuário e, é claro, deve estar relacionado aos seus anúncios.  

Reprodução

Também não podemos esquecer que a página também deve ser projetada para todos os tipos de dispositivos, ou seja, ela deve ser responsiva, pois muito do nosso tráfego provavelmente virá de dispositivos móveis. 

Lembre-se: Não seguir este passo traz consequências pesadas para seu anúncio, como a reprovação da sua campanha ou a redução de visualizações.

Use as palavras-chave certas

Antes de lançar sua campanha, você deve realizar uma pesquisa exaustiva de palavras-chave. Existem ferramentas gratuitas para isto, tais como o Google Ads Keyword (localizado no próprio sistema do Google Ads), e ferramentas pagas, tais como Semrush, Ahrefs ou Sistrix, entre outras.  

Após fazer esta pesquisa, você terá que fazer uma seleção baseada em critérios diferentes, mas não se esqueça de selecionar palavras-chave relacionadas ao conteúdo da sua Landing Page e de fazer um benchmarking (o estudo da concorrência). 

Ao utilizar o Google Ads para desenvolvimento das suas campanhas, é melhor tomar cuidado para escolher a combinação certa de palavras-chave (Elas podem ser do tipo ampla, de frase ou exata), a conversão pode variar de acordo com o objetivo da sua campanha. 

Uma dica importante que recebemos da Estação Indoor, uma Agência de Google Ads e expert em análise para pequenos negócios é para pausar todas aquelas palavras-chave que não obtêm resultados depois de um tempo.

Além disso, você pode eliminar as palavras-chave com uma pontuação baixa de qualidade, pois elas prejudicam a pontuação de sua própria conta e, portanto, o desempenho de seus anúncios.

Adicionar palavras-chave negativas  

Este ponto é essencial para que seu anúncio não apareça em buscas de usuários que não estejam realmente interessados em você. Por exemplo, se você vende um serviço de treinamento on-line, não terá interesse em aparecer em pesquisas onde a palavra “grátis” aparece (treinamento on-line gratuito, treinador pessoal gratuito), portanto, esta palavra-chave deve ser adicionada à sua lista de palavras-chave negativas. 

Graças à lista de palavras-chave negativas, você evitará gastar dinheiro em cliques desnecessários que nunca levarão a uma possível venda. 

Traga qualidade aos seus anúncios  

Seus anúncios devem ser atraentes, atrair a atenção dos usuários e fornecer o máximo de informações possíveis. Devem também incluir palavras-chave para aumentar seu desempenho, especialmente nos títulos. 

Introduza CTAs (Call To Action – Chamada Para Ação) e utilize as extensões oferecidas pelo Google Ads, eles o ajudarão a aumentar o seu CTR (Click Throuh Rate – Número de cliques pelo o número de vezes que o anúncio foi exibido).

Estas extensões irão ajudar a mostrar informações adicionais em seu anúncio, tais como número de telefone, preços, links para seu website, outros serviços que você oferece, etc. 

Criar grupos de anúncios 

Os grupos de anúncios são usados para agrupar suas palavras-chave e anúncios por tópico ou interesse. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas online e quiser fazer uma campanha para vender mais camisetas, mas possui muito peças em seu estoque do tamanho G e estiver interessado em vender essas camisetas no seu site em vez de outros tamanhos, você poderia criar um grupo de anúncios dedicado apenas à venda de camisetas de tamanho G e outro para o resto. 

Ao criar grupos de anúncios você será capaz de focar melhor o seu investimento e mostrar ao seu público os anúncios nos quais eles estão mais interessados.  

Programe as campanhas nos melhores momentos

Aproveitar o tempo em que há menos competição para concentrar mais esforços. Atualmente, a concorrência é acirrada na maioria dos setores, portanto tente explorar ao máximo os espaços de tempo onde você tem mais resultados, aumentando sua oferta ou seu orçamento, por exemplo. 

Fique de olho nos termos de busca 

Os termos de busca são diferentes maneiras pelas quais os usuários o encontram. Você pode adicioná-las à sua lista de palavras-chave, se forem interessantes, ou à sua lista de palavras-chave negativas.

Termos de busca também o ajudarão a obter idéias para adicionar conteúdo à sua página de destino ou criar novos posts no blog, se você tiver algum. 

Então Prepare-se!

2022 já começou e os negócios já estão acontecendo. Comece já a sua campanha no Google Ads e não esqueça de sempre estar avaliando o seu desempenho para saber o que ela está sempre te apresentando.

Bons Negócios!