Já faz um bom tempo que a internet vem se tornando uma necessidade lucrativa para empresas do mundo inteiro. E atrair tráfego orgânico e qualificado se tornou necessário para o sucesso das empresas.
Quando tivemos a explosão da pandemia Covid-19 no mundo, e houve lockdown, as empresas que tinham presença na web sofreram muito menos, pois as pessoas ao invés de saírem de suas casas para comprarem produtos, simplesmente acessavam a web e compravam por lá mesmo.
Quando a pandemia perdeu força, essa tendência não diminuiu, e hoje, já no ano de 2023, as empresas que se adaptaram continuam faturando mais em relação àquelas que continuam apenas no meio tradicional de vendas.
Acontece que ter um e-commerce, ou vender seus serviços através de um site, tem menos gastos do que você alugar ou comprar uma sala comercial, mobiliá-la, pagar contas de luz, água, etc.
Para estar na web, você precisa apenas de um site operante, com hospedagem, ou em alguns casos, redes sociais.
Mas afinal, como se atrai tráfego orgânico através do seu website? É isso que vamos responder hoje!
O que é SEO?
O SEO (search engine optimization), em português significa otimização de mecanismos de busca, nada mais é do que preparar o seu site para aparecer nas buscas do Google de forma natural.
A otimização de SEO não é uma tarefa fácil. Ela começa desde a criação de site e continua para sempre, precisando de atualização frequente.
Contratar uma consultoria de SEO é necessário para a maioria das empresas, pois um erro na configuração de suas páginas pode ocasionar perda de tempo e recursos.
Mas para que você tenha um conhecimento básico na área, recomendamos que continue a leitura. Assim você evitará de ser enganado por empresas nada profissionais.
Para que você entenda o que é o SEO, basta você fazer uma busca no Google. Digite por exemplo “contratar contabilidade em SP”, vai aparecer primeiro 3 resultados do tráfego pago (Google Ad’s) e abaixo deles, o ranking orgânico.
Digamos que as pessoas costumam clicar nos três primeiros sites do resultado orgânico. Isso mostra como é importante o seu site aparecer entre eles.
Agora que você entendeu e viu a importância do SEO, vamos às dicas de otimização!
Configure suas páginas e melhore o seu conteúdo
Antes de mais nada, pesquise por palavras chave que tenham a ver com o seu nicho, que tenham sentido comercial e volume de busca razoável. Todo seu trabalho de SEO irá girar em torno dessas palavras.
Um exemplo é uma empresa que oferece serviço de limpeza em São Paulo. Você pode usar palavras parecidas como “faxineira terceirizada em SP”.
Sobre configurar suas páginas, isso também é um passo essencial para posicionamento orgânico. Você deve preencher os campos Title e Metadescription, utilizando sempre as palavras chave estipuladas para cada página do seu site.
Além disso, é interessante melhorar sempre que possível os textos de sua página. Isso porque o algoritmo do motor de busca do Google leva muito em conta a experiência do usuário para ranquear o seu site. Então se o seu conteúdo é interessante e satisfaz a necessidade de quem o acessa, o Google irá ranquear você melhor.
Essas atualizações de conteúdo precisam ser feitas esporadicamente. Isso porque sempre surgem novidades que podem deixar seu conteúdo defasado.
Além de tudo isso, é importante configurar as imagens do seu site. Deixá-las leves para não pesar no seu servidor, e suas páginas se tornarem rápidas. Também o nome delas quando upadas ao servidor precisam ter a palavra chave da página que serão inseridas. Outra configuração essencial é seu atributo alt.
Isso tudo é apenas o básico das otimizações de SEO. Por isso tornamos a dizer que contratar uma consultoria de SEO com profissionais qualificados pode ser a maneira mais eficaz de trazer tráfego orgânico ao seu site.
Faça LinkBuilding
Essa técnica é importante para trazer autoridade ao seu site. Ela consiste basicamente em publicar conteúdos inéditos com backlink para o seu site, em sites de terceiros.
Você pode começar buscando no Google por empresas que possuam blog e que tenham o nicho próximo do seu. Depois você envia emails e negocia o envio de um artigo para o blog deles.
O artigo que você enviar precisa estar otimizado também, utilizando palavras chave que tenham buscas orgânicas, e não esqueça de incluir o seu backlink na palavra chave que você utiliza em seu site.
Depois é só enviar o conteúdo para o seu parceiro e esperar ele publicar. Quando o algoritmo do Google analisar o blog dele, e ver que indicou sua empresa, o algoritmo considera que se o seu site foi indicado por outro, então sua empresa deve ser relevante no seu nicho.
Faça quantas publicações conseguir, pois quanto melhor. Dessa forma, sua autoridade vai subir mais rápido e como consequência, atingirá posições melhores.
Conclusão
Hoje vimos como fazer para você trazer tráfego orgânico ao seu site. É através do SEO que você vai conseguir acessos qualificados e de forma natural, sem precisar pagar por campanhas Ad’s.
Mas tornar-se uma autoridade no seu nicho não é tarefa fácil, e demanda muito esforço e tempo. Conte sempre com a ajuda de uma consultoria qualificada.
Afinal, se você não tem um setor específico de SEO na sua empresa, dificilmente algum funcionário, ou você mesmo conseguirá ter bons resultados.
Isso porque é preciso muito estudo e dedicação para otimizar um site para mecanismos de busca.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre tráfego orgânico e SEO. Continue nos acompanhando para mais.