como o marketing conversacional pode melhorar seu site

Aprenda sobre as vantagens que o marketing conversacional oferece para a empresa

Oferecer um atendimento com qualidade, assim como conquistar novos clientes, é o desejo de todo e qualquer negócio, não é verdade?

Para assegurar a satisfação do cliente, é importante investir nas estratégias de marketing digital para garantir que sua marca alcance o sucesso almejado.

A comunicação é uma ferramenta primordial, mediadora entre o público e a empresa.

Daí, manter uma escuta ativa, que facilite a compreensão dos anseios da pessoa durante o diálogo, trará o reconhecimento que o nome da sua marca deseja.

como o marketing conversacional pode melhorar seu site
Foto de Andrea Piacquadio

Para isso, aplicar as estratégias do marketing conversacional no seu negócio vai proporcionar que mensagens personalizadas sejam criadas, para atender a individualidade.

Mas, afinal, como fazer isso? Confira o texto na íntegra!

Marketing conversacional: o que é?

O marketing conversacional é um poderoso recurso que utiliza a comunicação como intermédio entre a empresa e o público.

O objetivo principal dessa conversação é humanizar os atendimentos, buscando atender as necessidades de cada um de maneira personalizada, auxiliando até mesmo no processo de tomada de decisão durante a jornada de compra.

Essa comunicação é realizada por meio dos chatbots, a inteligência artificial que é capaz de otimizar o atendimento ao cliente em tempo real.

Essa atendente virtual recolhe as informações dos motivos que levaram os consumidores a procura do contato, entregando mensagens programadas no sistema que são eficientes pela rapidez e simultaneidade no atendimento.

Dessa forma, é possível adequar as respostas às demandas do negócio em conjunto com a do cliente.

Por exemplo, para quem possui um e-commerce, em vez de passar horas enviando o código de rastreamento, ao recorrer à inteligência dos robôs, o processo se torna mais prático e sistematizado ao executar esse serviço.

Portanto, perguntas básicas feitas pelo consumidor, podem ser respondidas instantaneamente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBM, 99% revelaram ter obtido um aumento na satisfação do cliente com a utilização dos chatbots, melhorando a experiência do cliente e criando relacionamentos mais duradouros.

Assim, eles permitem criar uma interação humana entre a organização e o consumidor, gerando nas pessoas sentimentos de acolhimento e valorização graças ao bom atendimento prestado.

Logo, o marketing conversacional facilita para:

  • um diálogo em tempo real entre empresa e consumidor;
  • possibilidade de comunicação a qualquer momento do dia;
  • construir relacionamentos mais prolongados devido às respostas ágeis e completas. 

Quais os benefícios do marketing conversacional para o seu negócio?

Quando se refere a destacar seu negócio no mercado competitivo, aquele que investe em estratégias estará à frente da concorrência.

Sem os acessos à página, seria impossível criar uma base de leads, ou seja, os contatos que apresentam realmente interesse no seu produto.

Desse modo, as vantagens de usar o marketing de conversação contribui para economizar tempo, recursos e elevar as vendas, sem esquecer de mencionar a colaboração proporcionada na experiência de compra dos clientes.

Atendimento ágil

As respostas imediatas contribuem para garantir a satisfação do cliente, por facilitarem na comunicação ao atender vários leads simultaneamente, já que a busca das pessoas, atualmente, é pela agilidade nos atendimentos.

Disponibilidade na assistência

A pesquisa da SurveyMonkey apontou que 64% das pessoas consideram os chatbots excelentes por estarem disponíveis a qualquer horário, em qualquer dia, até mesmo em feriados, permitindo que o contato ocorra sempre que houver necessidade.

Reduz custos

A automatização do processo de atendimento levará a redução de custos, diminuindo a exigência de pessoas para o suporte ao cliente.

Logo, para cada consumidor que procura o chatbot, somente um será encaminhado para um atendente humano quando for necessário.

Dessa maneira, os robôs conseguem reduzir até 30% os custos com relacionamentos ao clientes.

Mensagens personalizadas

Com o atendimento robotizado, também é possível adaptar a mensagem de acordo com a linguagem do negócio.

Além disso, torna o atendimento mais humanizado, capaz de entender as necessidades do cliente, traduzindo as informações essenciais para orientar na jornada de compra do público.

Mais produtividade da equipe

A produtividade da equipe de vendas aumenta por causa da qualificação de leads que o sistema faz, identificando quem são os clientes em potencial para fechar uma compra.

Uma vez que a inteligência artificial utiliza as informações do cliente, favorece para que o vendedor ofereça uma solução certa, no momento apropriado.

Para aplicar o marketing conversacional na sua empresa, o primeiro passo é conhecer bem o perfil do seu público-alvo, as soluções que eles irão procurar, quais os canais disponíveis de interação a empresa vai oferecer, bem como o tom da linguagem que será usada.

Assim, é importante analisar os dados da origem dos leads qualificados, bem como a porcentagem de desistência em cada etapa da jornada de compra.

O marketing de conversação aumenta não só as vendas, como também otimiza a experiência do cliente.