O que é Cloud Sourcing? Entenda e conheça os seus benefícios!

O que é Cloud Sourcing? Entenda e conheça os seus benefícios!

Você já ouviu falar sobre outsourcing de cloud services? Muitas empresas podem se beneficiar dessa prática, mas deixam de colher os seus benefícios por não conhecer do que se trata.

Neste artigo, falaremos sobre as vantagens de se usar o outsourcing em serviços de nuvem e na infraestrutura de sites.

Explicaremos todas as vantagens desse tipo de serviço para empresas dos mais variados segmentos.

Vamos entender mais sobre o assunto?

O que é outsourcing de cloud services?

Outsourcing em infraestrutura é o uso de prestadores de serviços (terceirizados) para entregar soluções de alta qualidade.

O gerenciamento terceirizado é indicado para equipes manterem a atenção em projetos de inovação, aperfeiçoamento e rotinas simples.

O modelo de outsourcing vem crescendo a medida que empresas percebem a necessidade de terceirizar os serviços do dia a dia, para poder focar no core business do seu negócio.

Por exemplo, a serviços gerenciados da hospedagem de sites faz com que seus colaboradores não se preocupem com questões técnicas do servidor do seu site.

A palavra outsourcing significa, em tradução livre, fonte externa, referindo-se ao uso estratégico de profissionais e serviços de empresas terceirizadas.

O modelo de outsourcing pode ser usado para diversos segmentos, especialmente na infraestrutura de hospedagem de sites, e-commerces e blogs.

Principais serviços de Outsourcing do Cloud:

  • Monitoramento;
  • Otimização;
  • Migração;
  • Suporte especializado.

Esse serviço pode variar de empresa para empresa, mas o básico de um gerenciamento são esses itens.

Principais serviços de outsourcing de cloud

Como explicamos no último tópico, o uso de prestadores de serviços terceirizados – ou seja, o outsourcing – para o uso de serviços de cloud computing é uma prática que pode ser muito benéfica para as empresas.

Esse modelo cresce a cada ano, com cada vez mais companhias enxergando a simplicidade e dinamismo que o outsourcing pode proporcionar para as operações de Tecnologia da Informação.

Nós elencamos alguns dos principais serviços disponíveis para empresas que procuram por outsourcing de cloud services. Veja só:

Hospedagem profissional

A hospedagem de sites e e-commerces é um dos mais procurados serviços na terceirização de cloud services.

Além de apresentar um custo menor para a empresa, essa também é uma solução completamente segura que oferece facilidade no acesso.

Dentre as opções oferecidas estão, por exemplo, o serviço de hospedagem de e-mails e a hospedagem com certificado SSL.

Ambas são soluções de segurança, que têm o intuito de tornar a navegação mais prática e estável para o usuário.

Backup em Cloud

Também conhecido como cloud storage, o backup em cloud é uma solução simples e conveniente para o armazenamento seguro de arquivos de todos os tipos.

Neste serviço, a empresa paga apenas pelo custo do armazenamento, sem ter que se preocupar com todos os procedimentos envolvidos na manutenção dos servidores.

Servidores dedicados

Os servidores dedicados, como o próprio nome sugere, oferecem recursos exclusivos para cada cliente.

Essa é uma solução especialmente útil para companhias de grande porte, que demandam uma grande quantidade de armazenamento, ou possuem um alto tráfego de dados.

benefícios da terceirização de serviços de infraestrutura de sites

Outsourcing em infraestrutura de sites: 6 principais benefícios

Empresas que contratam serviços de outsourcing de cloud services podem experimentar inúmeras vantagens. Alguns que podemos destacar são:

  • Acesso controlado;
  • Criptografia de dados;
  • Scans Anti-Malware;
  • Backups.

Organizações de todos os portes se beneficiam do outsourcing de hosting, pois lidam com um volume enorme de tráfego de informações e, por isso, precisam ter seus sistemas, sites e apps operantes e disponíveis a todo momento.

Com gerenciamento de servidores Cloud, a administração e monitoramento são feitos por um provedor terceirizado, não havendo a necessidade de você se preocupar com o andamento do serviço contratado.

Além disso, essas organizações podem não contar com muitos profissionais especializados no setor em seu quadro de colaboradores, o que torna o suporte externo um recurso muito valioso.

>>> Cloud Server Gerenciado: o que é, vantagens e diferenças para o não gerenciado

Se você quer saber mais sobre as vantagens desse tipo de serviço, explicamos algumas delas nos tópicos abaixo:

1. Garantir a boa gestão

No cotidiano da empresa, existem muitos processos que precisam ser executados de maneira correta, pois é importante que o sistema funcione de forma ininterrupta, com alto desempenho e segurança.

Usar os recursos de cloud computing na gestão do trabalho não é algo novo, e você provavelmente já faz isso, com recursos como G Suite, por exemplo.

Serviços de gestão em nuvem podem ajudar a melhorar a comunicação entre a equipe, aumentar a produtividade e ter integração entre as diferentes ferramentas usadas.

2. Correção de falhas

Pequenas falhas podem gerar grandes dores de cabeça, comprometendo a produtividade e desempenho de metas e progresso dos seus projetos, resultando em um enorme prejuízo financeiro.

Com serviços gerenciados em cloud, você tem o auxílio de profissionais capacitados, sempre que algo der errado. Dessa maneira, a sua empresa ganha em agilidade nos consertos e minimiza os prejuízos que podem ser causados por pausas inesperadas na produção.

3. Controle de gastos

Especialmente para organizações cujo core business não é a tecnologia, é preciso planejar os gastos e investimentos em infraestrutura. Essa é uma missão desafiadora, ainda mais se os projetos envolvem investimento em anúncios patrocinados.

Sendo assim, o outsourcing de cloud services surge como uma opção barata e eficiente de se cortar custos, sem abrir mão da qualidade de um serviço tão essencial.

4. Manter sistemas atualizados

Se sua infraestrutura não acompanhar as atualizações devidamente, a produtividade, a segurança e a qualidade dos resultados serão comprometidos, sem dúvidas.

Manter tudo atualizado por ser difícil para empresas que não têm a tecnologia como seu core business, mas essas atualizações são super importantes para a saúde geral da infraestrutura e segurança de todos os usuários.

Por isso, a terceirização dos serviços de cloud computing é um recurso inestimável, seja a sua empresa um site, um e-commerce, ou uma companhia focada na atuação presencial.

5. Flexibilidade com serviços gerenciados

O outsourcing de cloud services é muito flexível. Isso quer dizer que diferentes empresas, por mais distintas que sejam as suas necessidades, podem encontrar soluções aplicáveis ao seu negócio.

A customização é um dos centros de toda operação desse tipo de serviço, uma característica que não pode ser observada em outros segmentos do mercado.

Além disso, as soluções em cloud também são escaláveis. Se a sua empresa quer começar com pequenos passos, e expandir o escopo de serviços conforme cresce, isso é totalmente possível!

6. Segurança da Informação

Dentro dos cloud services também é possível oferecer um maior nível de segurança para as informações armazenadas.

Principalmente depois da instauração da LGPD, com duras penas para empresas que falham em armazenar os dados de seus usuários de forma segura, esse é um recurso valioso.

Dados sobre a eficácia dos serviços de outsourcing no Brasil

De acordo com a pesquisa sobre outsourcing, realizada por pesquisadores da Universidade do Estado do Pará sobre o uso e efeitos da terceirização de serviços de TI em empresas de Belo Horizonte, 70% das empresas que adotaram a prática observaram a redução dos custos.

Além disso, 76% das empresas participantes afirmam que passaram a alocar melhor os seus recursos por meio do outsourcing, conseguindo focar no coração de seus negócios.

quando contratar um serviço de outsourcing de cloud?

Quando optar por um serviço de outsourcing?

Como você pode perceber, o outsourcing de cloud services é uma prática bastante flexível, que pode trazer benefícios quando aplicadas nas mais variadas áreas da organização.

Ele pode ser aplicado no marketing, na logística, na área de Recursos Humanos e, claro, no controle das atividades das equipes de T.I.. Mas, como saber que o outsourcing é a solução certa para o momento que a sua empresa está vivendo agora? Nós temos algumas dicas…

É preciso fazer uma redução de custos

Em tempos de crise, qualquer empresa tem como estratégia cortar custos. É importante identificar os pontos que afetam o orçamento da organização, e avaliar como otimizar.

Com o outsourcing é previsto a redução de custos na infraestrutura, diminuindo as necessidades internas da equipe e gerando novos negócios.

Existe uma grande dificuldade para gerenciar processos internos

Independentemente do porte da empresa, a capacidade dos profissionais estratégicos está ligada diretamente aos resultados obtidos a médio e longo prazo.

Diante disso, é crucial que gestores consigam otimizar sua rotina, reduzindo ao máximo o tempo investido em tarefas de gestão de pessoas e equipamentos.

O tempo gasto pela equipe para gerenciar recursos de infraestrutura pode ser alto, e para evitar que isso aconteça o serviço de outsourcing é o recomendado.

Assim, sua equipe conta com profissionais qualificados, e não se preocupa com a infraestrutura.

Otimize o seu negócio com Cloud Sourcing. Conheça as soluções de Cloud Services da SAN Intern! Entre em contato e saiba como podemos ajudá-los!

Conclusão

Espero que o conteúdo tenha ajudado a entender a importância do Outsourcing na Infraestrutura.

Esse modelo traz grandes benefícios para a organização e a equipe de infraestrutura, desde redução de custos e aumento da produtividade.

Seus esforços devem estar voltados na sua aplicação, site ou estratégias e não em infraestrutura, também não há a necessidade da contratação de especialistas para o gerenciamento.

Gostou? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas conheçam o Outsourcing na Infraestrutura de Sites e como aumentar a produtividade com a terceirização.

A SAN não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Leia também: