Ferramentas necessárias para o profissional de SEO

Conheça algumas ferramentas importantes que podem ajudar no dia a dia de quem trabalha com SEO

O SEO é uma ferramenta poderosa para quem está na internet. Além de ajudar no reconhecimento e fortalecimento de marca, é uma estratégia indispensável no posicionamento de uma empresa no mercado digital. 

Não é por acaso que as empresas, sejam B2Bs, lojas especializadas em descontos ou comércios dos mais variados segmentos estão buscando o suporte de agências de SEO e profissionais especializados no assunto. Esses experts auxiliam na construção das melhores estratégias, desenvolvendo suas atividades com o suporte de algumas ferramentas. 

Mas, afinal, que ferramentas são essas e por que elas são tão importantes para o profissional de SEO? Descubra a seguir! 

1. Google Analytics

Na lista de ferramentas utilizadas por profissionais de SEO, o Google Analytics está no topo. Além de ser uma das mais conhecidas no universo do marketing digital, ela é também uma das mais utilizadas.

Os profissionais conseguem conectar o site do cliente à plataforma, o que permitirá acessar informações e métricas sobre tráfego e desempenho. Assim, é possível identificar:

  • dados relacionados à audiência do site;
  • número de visualizações mensais;
  • quais são as páginas mais visitadas no site;
  • taxa de rejeição;
  • tráfego referido, entre outros. 

2. Google Search Console

Outra ferramenta do Google que também se destaca no universo SEO é o Google Search Console. Por meio dele, é possível identificar problemas de SEO em páginas da web.

A ferramenta permite ao profissional verificar, entre outras questões, se o site está rankeando no buscador e quais são as melhores palavras-chaves que podem ser utilizadas para gerar resultados para o negócio. Além disso, o Google Search Console oferece os seguintes dados: 

  • linkagem interna;
  • cliques;
  • CTR;
  • impressões;
  • saúde do site;
  • indexação das páginas; 
  • dados de desempenho de vídeos, entre outros. 

3. SEMRush

Quando se trata de otimização de conteúdo, uma das ferramentas mais lembradas entre os especialistas é o SEMRush. Conheça suas principais funcionalidades:

  • avaliação de desempenho do site;
  • destaque das falhas;
  • posição das palavras-chave;
  • análise de elementos, como título do artigo;
  • análise de links internos e externos, entre outras funcionalidades.

E o mais bacana é que SEMRush Writing Assistant pode ser instalado no próprio Google Docs, facilitando o desenvolvimento dos conteúdos e a análise de SEO dos textos produzidos. 

4.Google Keyword Planner

O planejador de palavras-chave do Google foca suas ações em palavras-chave para mídia paga. Apesar disso, ele é indicado também para estratégias de produção de conteúdo orgânico para sites. 

Entre as suas funcionalidades, estão a geração de palavras-chave e a indicação de termos que podem ser utilizados na produção de conteúdos de uma determinada empresa, considerando público e nicho de atuação. 

5. Google Pagespeed

Outra ferramenta também do Google, o Pagespeed analisa a velocidade de carregamento de sites. 

Essa análise é importante, pois influencia diretamente na experiência do usuário. Quanto mais lenta a velocidade de carregamento, maiores são as chances do usuário abandonar o site.

O Pagespeed analisa a velocidade de carregamento e dá uma nota. Além disso, ele traz orientações de como melhorar a velocidade do site e ajuda na otimização da velocidade em dispositivos mobile. 

A ferramenta é gratuita e fácil de ser utilizada, por isso vale a pena conhecer e experimentar, até por quem não é profissional de SEO. 

6. Check My Links

O Check My Links é uma extensão do Google Chrome que traz a proposta de identificar a existência de eventuais links quebrados ou inválidos em uma determinada página.

7. Keyword Tool

Por fim, nossa última dica é o Keyword Tool. Trata-se de uma ferramenta de sugestão de palavras-chave que é muito fácil de utilizar e traz excelentes resultados para o profissional de SEO.

O Keyword Tool permite pesquisas em todos os buscadores, e-commerces e redes sociais da rede a nível mundial, inclusive para o YouTube. 

Ele representa uma alternativa interessante que pode ser usada de forma complementar ao já mencionado Google Keyword Planner.