O UX Design é um dos principais fatores que contribuíram para a evolução tecnológica do sistema bancário em tão pouco tempo.
O uso de canais digitais e o surgimento das fintechs, empresas do setor bancário que surgem no meio digital, são pontos cruciais de uma estratégia bancária digital.
A era digital que estava em curso se acelerou bastante nos últimos dois anos. Para se ter ideia, a pesquisa Febraban sobre Tecnologia Bancária de 2021 mostra que mobile banking representava 64% das transações bancárias realizadas no país nesse período.
Ter uma consultoria de UX é essencial para se adaptar aos novos tempos e conseguir manter e fidelizar mais clientes.
Aqui, vamos mostrar como o UX foi um fator crucial nessa evolução do setor bancário, antes caracterizado como um segmento muito burocrático e centralizado.
Transformação digital como aliada
A transformação digital é um processo que está em curso há alguns anos e a pandemia de covid-19 foi um dos fatores que ajudou a acelerar essa transformação. Além disso, o UX é importante na oferta de novos recursos de base tecnológica.
Nos últimos anos, com a crise sanitária, foi possível ver uma intensificação na mudança dos hábitos de compra dos clientes.
Dados do Business Insider apontam que 42% dos consumidores millennials realizam transações de compras pelo smartphone, além de utilizar outros serviços financeiros.
Com isso, há uma busca por um modelo de sistema bancário 100% digital e com foco no usuário, e o UX é um fator chave para a adoção de tecnologias e implementação de recursos que simplifiquem os serviços de bancos, dando fim à burocracia do sistema.
Nesse cenário de completa transformação para soluções 100% digitais e funcionais, o UX não é apenas uma ferramenta que pode ser usada pelo sistema bancário, mas sim uma necessidade para a evolução desse sistema.
Fintechs ajudam a acelerar a transformação digital em bancos tradicionais
As fintechs são startups do setor financeiro. Muitas surgiram com foco em transformar a atuação e os serviços bancários.
O Nubank é um grande exemplo desse novo formato de negócio, surgindo como cartão de crédito e atualmente oferecendo diversos tipos de serviços bancários de forma 100% digital.
Em momentos de incerteza com o país mergulhado na crise, as startups do setor financeiro foram fundamentais para apresentar a novidade que os clientes queriam e a possibilidade de mudar os processos bancários para os bancos tradicionais.
Já existem muitas fintechs que atuam como bancos digitais consolidadas no mercado brasileiro.
Mesmo que os bancos tradicionais mantenham uma boa base de clientes, as fintechs não só cresceram em participação do mercado, como fizeram os outros bancos se movimentarem.
Não à toa, há muitas iniciativas em bancos tradicionais para a modernização dos serviços. Atualmente, vemos aplicativos de bancos que possuem acesso a uma variedade de serviços bancários.
Há também o lançamento de bancos digitais, que surgem como braços de bancos tradicionais no país, como o Iti, do Itaú, e o Next, do Bradesco.
UX é o presente e o futuro do setor bancário
A era digital é um período que foca na experiência do usuário e o UX é essencial nesse processo.
Nesse movimento, o UX tem como objetivo facilitar a criação de recursos que ofereçam meios para a adaptação do sistema bancário às novas demandas e necessidades da sociedade.
O movimento natural desse processo é promover uma “fintechzação” do mercado financeiro, com foco no setor bancário.
A busca por oferecer soluções digitais focadas em promover uma boa experiência para o cliente é essencial no presente e seguirá no futuro.
Aprender a se adaptar ao cenário digital é buscar sempre a inovação.
Assim, o UX Design tem um papel fundamental para implementar os recursos no mercado e apresentar novidades que atendam às demandas da população, que se renovam a cada dia.