como preparar seu e-commerce para as vendas do final do ano

Final de ano é a melhor época do varejo, com dados sempre positivos em relação aos índices de vendas.

Como comprar on-line tem sido a principal opção dos consumidores, o seu e-commerce precisa se preparar para esse momento tão esperado.

Porém, como se destacar diante da concorrência? É o que vamos mostrar ao longo deste post. Confira!

E-commerce é a “bola da vez”

Antes das dicas, nada melhor do que um rápido panorama sobre o e-commerce brasileiro, evidenciando um sucesso fantástico.

Surgido por aqui no final da década de 1990 e consolidado a partir do primeiro ano do século 21, seguindo o exemplo dos Estados Unidos, as lojas on-line estão em um “boom” desde então.

como preparar seu e-commerce para as vendas do final do ano
Foto de Nataliya Vaitkevich

Somente em 2021, foram 13,2 milhões de novos clientes digitais, o que fez o e-commerce brasileiro atingir R$ 182 bilhões em vendas, de acordo com um levantamento da Ebit Nielsen.

Agora, no pós-pandemia, os dados continuam animadores: houve um aumento de 785% nas vendas nos cinco primeiros meses de 2022.

O dado é de um estudo da SmartHint, e a previsão é de um crescimento anual na média de 18% até 2025.

Ou seja, quanto mais você investir nesse nicho de mercado, melhores serão os resultados. Então, a preparação é fundamental.

Veja algumas dicas que devem constar no seu planejamento para o fim de ano!

Invista na experiência do cliente

Preço e qualidade são requisitos primordiais que já fazem parte da maioria dos e-commerces. Como se diferenciar? Investindo na experiência dos clientes, como em um bom atendimento.

Outra dica é oferecer conteúdos atrativos e experiências inovadoras, indo bem além das rotineiras promoções.

Ser atencioso e ágil na solução das demandas também é importantíssimo. Assim, investir em um chatbot pode ser bem vantajoso.

Organização e rapidez

Em qualquer momento do ano, as vendas on-line necessitam de organização e rapidez, tanto no processo de compra quanto nas entregas.

Em novembro e dezembro, porém, o movimento comercial fica acima da média.

Por esse motivo, nesses meses é preciso aprimorar os processos para chegar a resultados mais eficazes. Tenha sabedoria e use a tecnologia: ela é uma excelente aliada na organização e otimização das tarefas, sempre simplificando as etapas.

Portanto, é importante contar com softwares que unificam as conversas, reúnem os pedidos de compras e enviam relatórios com os dados, indo desde o fluxo de caixa até elogios ou reclamações.

Ao investir na comunicação com o cliente, você poderá estreitar o relacionamento, tendo uma interação bem mais sadia.

Invista em bots

Os chatbots ou atendentes virtuais são essenciais para o seu e-commerce, não só para dar boas-vindas aos clientes como também para otimizar a experiência, melhorando a qualidade do atendimento.

Eles ainda podem fazer recomendações personalizadas, sempre seguindo os interesses das suas personas, e ainda ajudam a reduzir os custos, ou seja, vale a pena o investimento.

Com as interações inteligentes e personalizadas, é possível aumentar as vendas e ainda cumprir todas as etapas de funil, com fortes chances de fidelização.

Aprimore o seu estoque

Para manter bons índices de vendas e ainda aproveitar o intenso movimento de fim de ano, nada melhor do que uma devida organização do estoque.

Um software de gestão pode ajudar, mas é importante você fazer um cálculo sobre quanto vai precisar de cada mercadoria.

Assim, todas as vendas serão concretizadas, evitando possíveis reclamações ou más experiências.

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu e-commerce estará na vanguarda do setor, fazendo com que as vendas de fim de ano não só atraiam mais clientes, como também os mantenha sempre por perto da sua página, fazendo com que o processo de fidelização se concretize com sucesso.