Briefing de conteúdo: o que levar em consideração antes de criar o seu?

Dicas práticas de como criar um briefing de conteúdo incrível. O planejamento é uma etapa importante em qualquer projeto, já que representa um ponto-chave para quem busca atingir resultados eficientes.

Quando o assunto envolve estratégias de SEO não é diferente. Estruturar o planejamento de SEO com atenção vai fazer toda a diferença na otimização dos conteúdos, atração e conversão de leads. 

Uma boa estratégia parte da criação de um briefing de conteúdo, documento que reúne informações que serão utilizadas como base no desenvolvimento de materiais de marketing de conteúdo.

Assim, realizar o planejamento prévio ao desenvolvimento do briefing possibilita reunir e organizar melhor as informações, o que culminará no desenvolvimento de conteúdos que cumpram os seus objetivos. 

O que é um briefing de conteúdo?

O briefing de conteúdo funciona como uma espécie de “manual de instruções”. O documento resume, de forma breve, as informações necessárias para a elaboração de um conteúdo. 

Apesar de ser um resumo breve, o briefing deve detalhar e contemplar todos os elementos necessários para que o conteúdo seja produzido dentro das expectativas do cliente.

Quando o briefing é desenvolvido com atenção aos detalhes, reunindo todas as informações necessárias para a produção do conteúdo, as chances de acerto são maiores, minimizando a ocorrência de ajustes e retrabalhos das equipes envolvidas. 

Como criar um briefing de conteúdo de qualidade?

Entender a importância de desenvolver um briefing de conteúdo de qualidade ajuda a trazer dinamismo e eficiência para a rotina dos profissionais envolvidos no processo.

A ideia é criar um documento que aborde todas as instruções necessárias para a criação do conteúdo e que essas instruções sejam colocadas de maneira coerente e clara.

Para garantir que isso aconteça, você pode levar em consideração algumas dicas essenciais. Confira! 

Definição do tema

O primeiro passo é a definição da temática que será base para o conteúdo desenvolvido. O briefing precisa informar o tema de forma objetiva e de fácil entendimento.

Os critérios para definição do tema dependem de outros fatores, por isso, cada situação deve ser analisada à luz das suas necessidades

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da identificação das informações por tópicos, com o tema como alicerce principal do conteúdo.

Junto com a definição do tema deve vir a organização dos materiais que serão desenvolvidos a partir disso.

Assim, com o tema que servirá como alicerce e base fundamental, é interessante definir e listar subtemas que poderão enriquecer o projeto.

Se não houver uma definição clara de tema, os próximos passos no desenvolvimento do briefing ficarão prejudicados.

Delimitação da persona

Quem é o alvo do conteúdo? Outra peça fundamental de um briefing de qualidade é a definição da persona.

Criar uma persona, entender quais são os seus anseios, seus objetivos, suas preocupações e necessidades faz toda a diferença na construção de um conteúdo estratégico. 

Avaliação da etapa na jornada

Junto com a definição da persona, outra etapa que não pode ser negligenciada na construção do briefing é a etapa da jornada.

Conhecendo o estágio em que a persona se encontra, é mais fácil definir os conteúdos e a forma como será a comunicação com ela, delineando uma abordagem e a construção de materiais mais eficientes. 

Pesquisa de palavra-chave

A palavra-chave é uma das bases que sustentam boa parte das estratégias de SEO. Para gerar tráfego e alcançar um público específico, é indispensável definir quais serão as palavras “trabalhadas” no conteúdo.

A escolha das palavras-chave partem da definição do tema e precisam estar vinculadas à rotina de busca de informações das personas. 

Definição das referências

As referências ajudam a fundamentar e enriquecer o briefing. Muitas vezes, elas podem suprir eventuais dúvidas que ainda não tenham sido supridas nos tópicos anteriores.

Por isso, é indispensável trazer as referências que servirão como base para a construção do conteúdo.

Junto com as referências, vale a pena apresentar artigos relacionados com o tema abordado. Esses artigos podem ser usados tanto na pesquisa que será feita pelo produtor de conteúdo quanto na criação de links internos.

Caso os artigos de referência pertençam ao repositório da empresa que está contratando a criação dos conteúdos, eles podem fazer sentido no desenvolvimento dos hyperlinks. 

Além de todos os pontos apresentados, é importante definir quais são as demandas e objeções da persona:

  • demandas: quais soluções o conteúdo procura ajudar a resolver;
  • objeções: quais obstáculos a persona enfrenta ao lidar com as demandas que o conteúdo busca ajudar a resolver. 

Para construir um bom briefing de conteúdo, é importante partir da ideia de que esse documento será uma referência para o produtor.

Por isso, desenvolva o documento partindo do pressuposto de que o produtor de conteúdo não tem nenhuma informação e precisa acessar todos os elementos necessários para criar o conteúdo que você precisa.