Entenda o que é personal branding e como fazê-lo

Termo envolve trabalhar sua marca pessoal e conquistar as pessoas pelo que você é. O termo “personal branding” vem da ideia de marca pessoal, de você deixar sua marca em algo e, quando uma pessoa encontra determinado conteúdo, consegue relacioná-lo diretamente a você.

Apesar de trazer uma lembrança do influenciador digital, vai muito além disso, pois você pode ter um personal branding tanto na internet quanto fora dela.

Sem contar que essa ideia é utilizada em qualquer área, inclusive no marketing para médicos, no ramo da beleza ou no mercado gamer, por exemplo.

Assim, muito além de comprar, conhecer e fazer reviews dos melhores produtos para gamers, itens de beleza ou de outros ramos de atuação, é essencial fazer uma imersão no mercado e entender mais sobre as tendências, saindo da passividade e se antecipando aos fatos para tornar seu nome uma verdadeira marca.

Personal branding x marketing pessoal

Apesar de parecidos, marketing pessoal e personal branding são duas coisas diferentes. O primeiro tem a ver com atrair e se comunicar com um público.

Um exemplo bastante simples: o influenciador digital se preocupa bastante com seu marketing pessoal.

Já o personal branding está mais relacionado com aquela ideia de deixar sua marca e chamar a atenção. Aqui você decide com quem quer falar, como quer comunicar e, principalmente, expressa os seus valores, aquilo em que você acredita.

Sabendo disso, o marketing pessoal entra para te ajudar, direcionando com quem e como você deve comunicar essas suas características.

Então, tanto o marketing quanto o personal branding precisam ser estudados para trabalhar o que vai ser falado com o público.

Vantagens do personal branding

Ter uma boa gestão da sua marca não significa do dia para a noite assumir um papel de influenciador.

Isso será construído aos poucos, sem que você precise fingir ser o que não é. Confira as vantagens dessa gestão da sua marca pessoal.

Aumento da confiança em você

Aqui são dois aspectos analisados. Você se sente mais confiante, por se permitir conhecer melhor quem é e o que faz.

Além disso, exatamente por ter essa confiança, transmite a sensação de quem tem propriedade no assunto.

O resultado é simples: as pessoas se identificam e querem saber mais do seu negócio.

Descoberta de novas oportunidades

Como consequência do aumento da confiança, seu público se sente à vontade e permite que você possa testar novas estratégias, de repente até encontrar oportunidades diferentes.

Conseguir se destacar em meio a concorrência

A ideia é bastante simples. Quem deixa uma marca e consegue chamar a atenção, acaba conquistando uma posição de destaque em meio à concorrência.

Assim, sua marca e seu nome são os primeiros a ser lembrados.

Como aplicá-lo na sua carreira

Não é difícil aplicar o personal branding em sua carreira. Basta seguir alguns passos e, acima de tudo, não criar uma personagem. Você precisa ser sincero com o seu público.

Procure se conhecer

O autoconhecimento é a chave para aplicar o personal branding na sua carreira. Quem é você, o que você gosta e quais são os seus valores?

Tudo isso vai ditar como você irá se posicionar e o que pretende conversar com seu público-alvo.

Conheça o seu público

Aqui é o momento de conhecer seu público-alvo, o que ele gosta, porque se identifica com você. Construir uma persona pode te ajudar bastante, além de definir pelo que você quer ser lembrado.

Entenda também a necessidade das pessoas que gostam da sua marca.

Tenha um conteúdo interessante

A melhor forma de conversar com o público-alvo é por meio do conteúdo. No personal branding, você trabalha muito com storytelling, a arte de contar histórias.

No entanto, não são mentiras, mas sim aquilo que tem a ver com você. Por isso a importância de se conhecer primeiro.

Marque presença em uma rede social

As redes sociais são a maneira mais prática de alcançar as pessoas. Quase todo mundo tem um smartphone e dedica alguns minutos para usar a rede social preferida.

Em qual delas seu público mais se encontra? Escolha ao menos uma das redes sociais para marcar presença e apresentar seu conteúdo.