VPS vs Cloud vs servidor dedicado: como escolher o ideal?

Atualmente, se você quer fazer negócios – mesmo em ambientes físicos – ter um e-commerce ou um blog é quase um pré-requisito para o sucesso. Muitas variáveis estão envolvidas em criar um site; e o serviço de hospedagem é, talvez, uma das mais importantes delas. 

Mas, afinal, quando a escolha está entre VPS vs Cloud vs servidor dedicado, quem ganha a disputa? 

É sobre isso que falaremos neste artigo. Então, se você está procurando por um serviço de hospedagem ideal para as necessidades do site de sua empresa, saiba que temos informações muito úteis para compartilhar! 

Nos tópicos abaixo, vamos comparar cada uma das modalidades de hospedagem mais populares – VPS, Cloud e servidores dedicados – mostrando os pontos fortes e fracos de cada um deles. Vamos começar?

Principais aspectos para avaliar ao escolher uma hospedagem

Escolher o tipo de hospedagem do seu site é uma decisão e tanto! Ela será a responsável pelo desempenho do seu blog, ou loja virtual, podendo dar uma ótima experiência para seus clientes, se funcionar corretamente. 

Com tamanha importância pairando sobre essa decisão, é comum que as pessoas fiquem com dúvidas na hora de escolher um tipo de hospedagem. Quais os pontos mais importantes a serem levados em consideração neste momento?

Para se escolher uma boa hospedagem de sites, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Qualidade do suporte técnico oferecido; 
  • Custo-benefício; 
  • O percentual de uptime prometido no Service Level Agreement. 

Além disso, também é importante prever a quantidade de acessos simultâneos que o seu site terá e qual o tamanho da memória necessária para que seus usuários possam navegar pelas páginas com facilidade. 

VPS vs Cloud vs servidor dedicado: entenda as características de cada de tipo de hospedagem

VPS vs Cloud vs servidor dedicado: quando o assunto é escolher o melhor tipo de hospedagem para seu blog, ou e-commerce, as opções podem confundir. Por isso, neste tópico, vamos explicar quais são as características de cada uma delas e quais suas vantagens e desvantagens. Confira! 

O que é servidor dedicado?

O servidor dedicado, como o próprio nome sugere, é um servidor exclusivo, que supre as necessidades de uma única empresa. 

Ele é uma ótima opção para companhias que têm uma grande demanda de tráfego e armazenamento de seus servidores, já que oferece uma estabilidade maior do que qualquer outro servidor do mercado. 

Com o servidor dedicado você tem os benefícios de utilizar um ambiente exclusivo e dedicado. A SAN faz todo o serviço de gerenciamento e monitoramento.

Também seguimos criteriosos padrões de segurança para garantir o máximo de tranquilidade para os nossos clientes. O diferencial da SAN é a otimização individual que garante alto desempenho independente do tipo de aplicação.

vps vs cloud

Vantagens e desvantagens do servidor dedicado

Uma das maiores vantagens do servidor dedicado é, sem dúvidas, a sua alta performance. Ele é capaz de receber altos níveis de tráfego sem causar nenhum tipo de instabilidade. Por isso, eles são indicados para empresas com projetos mais robustos. 

Além disso, ele oferece controle total, afinal, a sua empresa não estará dividindo o servidor com nenhuma outra. 

Por outro lado, se houverem problemas de hardware, o servidor pode ficar indisponível, já que ele não funciona por meio da nuvem. Além disso, essa pode ser uma opção com menor custo-benefício, sobretudo para empresas com demandas de tráfego e armazenamento menores. 

O que é Cloud Server?

Cloud Server é o termo usado para servidores que utilizam a nuvem para armazenar dados. Eles são conectados entre si e oferecem uma ótima performance para projetos de médio e pequeno porte. 

O Cloud Server é muito utilizado para aplicações web que necessitam de velocidade e disponibilidade completa. Nossos servidores são otimizados para tornar a hospedagem de sua aplicação mais rápida e confiável.

Um das grandes diferenças do Cloud Server para as outras modalidades é que com essa tecnologia é possível reconfigurar recursos como processador, memória e disco sem promover uma parada de serviço, ou seja, a tecnologia pode ser mais aderente ao ciclo evolutivo do seu site. Em caso de problemas físicos no hardware de uma máquina, o Cloud Server pode buscar esse recurso em outro servidor físico, ou seja, no fim do dia a disponibilidade do seu servidor pode ser maior utilizando uma boa tecnologia cloud.  

Vantagens e desvantagens do Cloud Server

As vantagens do Cloud Server são grandes e uma delas é a opção de escalonamento de recursos. Isso quer dizer que, com as aplicações em nuvem, a sua empresa sempre tem a opção de aumentar as configurações de hardware quando necessário. 

Outros pontos positivos do Cloud Server são: 

  • Não depende de um único servidor físico;
  • Maior disponibilidade;
  • Facilidade no aumento de recursos;
  • Maior compatibilidade com hardware/software e segurança;
  • Flexibilidade, sua aplicação pode ser acessada de qualquer lugar.

Por outro lado, a aplicação em nuvem pode ser um recurso caro para algumas empresas.

O que é Virtual Private Server (VPS)?

Na hospedagem VPS o servidor físico é dividido virtualmente, criando-se vários servidores isolados, de menor potência. Essas unidades, então, são completamente dedicadas às suas respectivas empresas contratantes. 

Na prática, o VPS funciona de maneira bem semelhante ao servidor dedicado. A grande diferença é que seu poder de processamento é menor.

Um VPS é recomendado para pequenas aplicações ou sites que não recebem grandes quantidades de tráfego. Se uma hospedagem compartilhada não atende suas necessidades ou você precisa de mais controle, o VPS é ideal para você nesse caso.

Vantagens e desvantagens do VPS

No VPS, cada conta possui um acesso administrativo diferente e independente, o que garante mais autonomia para que cada empresa configure o seu servidor de acordo com suas necessidades. 

Algumas das grandes vantagens do VPS são: 

  • Processos independentes;
  • Opção de reiniciar ou desligar o servidor quando necessário;
  • Possibilidade de hospedar vários sites.

Por outro lado, o VPS também apresenta lados negativos, principalmente porque, ao depender de um hardware físico para funcionar, a disponibilidade de seu site pode estar atrelada à integridade deste servidor. 

VPS vs Cloud vs servidor dedicado: qual opção escolher?

Cada tipo de hospedagem tem as suas vantagens e desvantagens e, por isso, para fazer a melhor escolha para o site de sua empresa, é preciso que você analise as suas reais necessidades. 

Se você quer uma aplicação robusta, com muito espaço para armazenamento de informações e alta capacidade de tráfego, o servidor dedicado é a escolha perfeita.

Por outro lado, se você procura por uma hospedagem flexível, que pode ser escalada ou diminuída conforme demanda, a Cloud é uma opção adequada. 

Agora, se o seu projeto tem uma escala menor e você quer dar os primeiros passos em uma hospedagem segura e estável, o VPS é a escolha que deve ser feita. 

Simples de contratar. Simples de usar. Essa é a hospedagem em nuvem da SAN Internet! Visite nosso site agora para conferir todos os nosso planos de hospedagem Cloud.

vps vs cloud

Conclusão

Neste artigo fizemos o comparativo VPS vs Cloud vs servidor dedicado para te ajudar a escolher o melhor tipo de hospedagem para o seu site. Cada uma das modalidades possui suas vantagens e desvantagens, por isso, você deve analisar as necessidades de sua empresa antes de fazer a escolha ideal. 

A SAN Internet é uma pioneira na hospedagem Cloud no Brasil, e já ajudou diversas empresas a colocarem seus sites no ar de maneira segura e descomplicada. Quer fazer parte dessa história também? Visite nosso site, confira nossos planos ou fale com um de nossos especialistas para saber como podemos ajudar! 

Deixe um comentário