Não muito tempo atrás, um site típico era geralmente composto de uma série de arquivos (cada página da web é um único arquivo). Cada arquivo contém um código HTML e vários conteúdos (texto e imagens).
Portanto, as páginas tradicionais são projetadas com arquivos chamados Cascading Style Sheets (CSS).
Mas e quanto aos sites responsivos? É assim que funciona? O que um site responsivo significa nesse caso?
Um site responsivo aplica um conjunto alternativo de arquivos CSS, dependendo do dispositivo usado para acessar o site.
Ou seja, o site será exibido e responderá de maneira diferente com base nas medidas de largura e altura do dispositivo.
Portanto, o design responsivo é uma abordagem relativamente nova no design de sites que garante que os usuários tenham uma boa experiência de visualização, independentemente do tipo de dispositivo que estejam usando.
Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais importante que a propriedade de dispositivos móveis explodiu e as vendas de computadores tradicionais diminuíram.
E após a atualização do Google, ele vai priorizar sites otimizados para dispositivos móveis em seu algoritmo de resultados.
Na pesquisa, é importante verificar se o seu site de design responsivo está otimizado para dispositivos móveis.
Você sabe o que é responsivo agora? Você ainda tem dúvidas? Portanto, continue lendo para saber mais.
O que significa endereçável? Histórico de sites responsivos
No início, após o lançamento do iPhone, a tendência era criar sites separados para dispositivos móveis para que os usuários pudessem ter uma boa experiência.
No entanto, era mais fácil do que desenvolver a partir de um desenvolvimento de uma perspectiva, havia um número significativo de desvantagens.
Porque o design responsivo é importante?
Houve um tempo em que as pessoas acessavam sites apenas de um computador. Como resultado, a grande maioria tinha o mesmo tamanho de monitor.
No entanto, como observado, as pessoas hoje acessam sites de muitos dispositivos diferentes com telas que variam em tamanho em algumas polegadas. As expectativas mudaram.
Os consumidores esperam que o site que visitam saiba se estão usando um tablet em vez de um computador.
Ou seja, eles esperam que o site seja adequado para eles – e não o contrário.
Dispositivos diferentes também têm expectativas diferentes quanto à facilidade de uso.
Um site responsivo leva tudo isso em consideração e se adapta automaticamente para fornecer aos visitantes a melhor experiência de usuário possível, independentemente do dispositivo em que o site é acessado.
As desvantagens incluem aumento nos custos de manutenção, a necessidade de anunciar e manter sites separados para classificações de SEO e até mesmo a necessidade de criar sites móveis para diferentes tipos de telefones.
Portanto, não seria sustentável ter sites separados para cada tipo de dispositivo.
Em vez disso, ele sugeriu. É um conceito diferente: design responsivo, que requer a criação de layouts flexíveis e fluidos que se ajustam a praticamente qualquer tela.
Então, as pessoas começaram a entender o que significa responsivo.
Quais são os riscos de não construir um site responsivo?
Avaliações mais baixas
Seu objetivo é ser o número 1 em seu setor e nos resultados de sua pesquisa online, certo? Mas você pode dizer adeus a esse sonho se não estiver usando o site responsivo!
O Google incentiva o design responsivo da Web por um bom motivo: geralmente esse tipo de página é melhor que sua contraparte que não responde.
Além disso, um site responsivo carrega em apenas um segundo ou menos. Isso significa que os usuários podem compartilhá-lo facilmente e até mesmo criar um link para ele com apenas um url!
Isso é muito importante, pois permite que o Google organize, rastreie e indexe conteúdo com mais eficiência e facilidade um único url em vez de vários. Quanto mais fácil você criar para o Google, mais fácil será chegar ao topo!
Taxa de rejeição mais alta
Quer outro motivo para um site responsivo? Eles reduzem sua taxa de rejeição.
Esta é a porcentagem de usuários on-line que visitam e saem de um site depois de apenas olhar para uma página.
Os motores de busca desaprovam as altas taxas de rejeição que podem ser devidas a um design pouco atraente. Então, como você pode reduzi-lo?
Você precisa entregar o conteúdo do seu site em um pacote fácil de gerenciar e ver. É assim que os visitantes permanecem nas suas páginas web, que é exatamente o que você deseja para ter sucesso!
Mais trabalho
Outra desvantagem de não usar serviços de web design responsivos é que você apenas acumula mais trabalho de manutenção!
Sem um design responsivo, sua única opção é criar um site para desktop e, em seguida, um site separado para visualização móvel.
Isso porque a versão para desktop seria muito inconveniente e muito pequena para ser exibida em um smartphone.
Seguir esse caminho aumenta a manutenção e os custos, pois você precisa atualizar cada site individualmente regularmente.
Com design responsivo, você pode atualizar seu site uma vez e ver todas as versões atualizadas!
Crie ou use modelos de sites móveis
Todo bom design de site começa com a fase de layout! Este é o momento em que a web designer está ocupado criando recursos visuais (modelos) que representam uma imagem de como o site será.
A partir desta etapa, recomendamos que você primeiro pense em um formato móvel para o seu site.
Na verdade, navegar em um smartphone (ou tablet) e uma tela de desktop são duas experiências muito diferentes: seu site precisa aderir a ambos os ajustes. Certifique-se de obter um site perfeitamente responsivo!
Certifique-se de que o software de construção de site (CMS) que você está usando segue as boas práticas de design responsivo conforme você o constrói.
Por exemplo, se você usa o WordPress, tome cuidado porque nem todos os modelos de layout se adaptam necessariamente a formatos diferentes.
A experiência do seu usuário em todas as plataformas deve ser a melhor
Ao projetar seu site, você precisa considerar a navegação entre suas diferentes páginas para usuários de smartphones. Deve ser tão fácil e intuitivo quanto em um computador!
Como a tela é muito menor em dispositivos móveis, todos os elementos que permitem que você passe de uma página para a outra precisam se adaptar.
Menu de navegação: no formato de computador geralmente temos um menu horizontal; um menu de hambúrguer aparece nos formatos de celular e tablet.
Existem três linhas horizontais que, quando clicadas, abrem um menu suspenso que facilita o movimento de um lado para o outro.
Esta disposição dos itens do menu é perfeitamente coordenada com o telefone celular e a posição do dedo do visitante no smartphone.