quais as diferenças entre os protocolos

SSL ou TLS são protocolos de criptografia que proporcionam segurança na troca de dados entre aplicativos e servidores, chamados respectivamente de Secure Socket Layer e Transport Layer Security.

Muitas vezes os dois nomes são até usados juntos como em alguns clientes de e-mail, informando que você pode usar uma conexão segura SSL / TLS.

Porém, o que acontece de verdade é que um é antecessor do outro e apesar de o termo SSL ser bem mais popular, esse tipo criptografia já não é mais tão usada e eu vou te dizer o porquê.

Como funcionam os certificados de segurança SSL/TLS?

Os certificados SSL/TLS têm o objetivo de unir, de forma digital, uma chave de criptografia à informação de identificação de uma companhia.

Esse é um recurso que serve para dar mais segurança à transferência de dados, permitindo a troca de informações sem o risco de que estas sejam descobertas indevidamente por terceiros.

Esse é um recurso que funciona por meio de chaves privadas, ou públicas. Além disso, o SSL/TLS têm chaves de sessão privadas para cada conexão considerada segura.

Para saber se um site tem conexão SSL, procure por um cadeado ao lado da URL no navegador. Ao clicar nesse ícone, você poderá encontrar informações sobre o certificado e configurá-lo, se necessário.

Sempre que um visitante entra em uma página com URL com SSL, ele está navegando por uma página segura, onde o navegador e o servidor estão em conexão.

A chave de cada sessão é válida apenas por tempo limitado, e só pode ser usada em sessões específicas.

Afinal, qual é mais seguro?

Acredita-se que a primeira versão do protocolo TLS foi apenas “ligeiramente” mais segura do que o SSL, mas em 2014 foi provado que o SSL é totalmente inseguro porque foi descoberto como quebrar a sua criptografia.

O nome da vulnerabilidade capaz de fazer isso é POODLE e ela captura dados transportados pelo SSL, tais como Cookies e Senhas.

Desse modo qualquer site que ainda utilize as criptografia SSL está em risco.

Existe ainda outro tipo de ataque realmente perigoso capaz de atravessar a criptografia chamado BEAST, ele pode quebrar qualquer site em execução que esteja usando SSL.

De fato isso é muito preocupante, porém antes mesmo dessas vulnerabilidades serem descobertas já havia sido informado que o SSL estava se tornando obsoleto.

Desde a descoberta do POODLE o TLS já passou por novas atualizações e atualmente está na sua versão 1.3. Corrigindo muitas brechas de segurança e está significativamente mais seguro que o SSL.

Se você usa um Certificado SSL no site muito provavelmente está se perguntando “Será que eu estou realmente seguro?”. Sim, você está e não há com o que se preocupar, fica comigo que eu vou te dizer porquê.

Por que o termo SSL é tão usado na internet?

Como o termo SSL foi o primeiro a ser relacionado a criptografia, obviamente é muito mais popular do que o seu descendente TLS, mesmo que já esteja atuando a 2 anos.

Os dois termos foram praticamente incorporados, visto que o SSL recebeu características do TLS como criptografia de 256 bits e o tamanho da chave de criptografia de 2048 bits.

Apesar de os avanços tecnológicos terem o hábito de mudar de nome regularmente, o SSL é uma exceção à regra e continua com o mesmo nome até hoje.

Quer dizer que SSL ou TLS são a mesma coisa?

Na verdade, não, mas como o SSL foi substituído pelo TLS há um bom tempo e manteve o seu nome popular, podemos dizer que sim.

É caracterizado assim porque seria muito complicado para popularizar o nome TLS, visto que o SSL começou a se tornar um pré-requisito de segurança na internet apenas em meados de 2015.

E mesmo que tenha mais de um modo de começar a conexão com o servidor, se for uma conexão segura ela será processado pela criptografia TLS.

Mas isso só é possível quando o servidor tem um certificado emitido por uma terceira parte confiável, as certificadoras como COMODO, Symantec, Thawte e GeoTrust.

Qual é a importância em ter um certificado de segurança SSL/TLS

Ter um certificado SSL/TLS é muito importante para empresas que têm informações sensíveis sendo trocadas em seu site. E, por informações sensíveis queremos dizer dados como nomes, senhas, informações relacionadas a pagamentos e mais.

O SSL/TLS garante que apenas a sua organização terá acesso a essas informações, resguardando a privacidade de seus clientes e protegendo a sua empresa de qualquer retaliação jurídica relacionada ao vazamento de dados.

Em suma, um Certificado SSL/TLS permite que você verifique a veracidade de seu servidor, dando mais segurança aos usuários de seu site; garante mais sigilo e confiabilidade na troca de informações e, por fim, também permite que a sua empresa entre em conformidade com determinadas leis de proteção à informação.

Algumas dessas leis são especialmente rígidas em determinados segmentos, como o financeiro, por exemplo.

Além disso, não ter um Certificado SSL/TLS também prejudica o posicionamento orgânico do seu site em mecanismos de busca, como o Google, já que ele dá preferência para sites com certificado na primeira página de resultados.

Verifique a criptografia do seu site

Ainda que o SSL esteja obsoleto ainda existe uma grande parcela de sites que usa esse tipo de criptografia. Caso isso esteja acontecendo no seu site você deve substituir o Certificado quanto antes.

Como instalar Certificado SSL/TLS em seu site?

Instalar um Certificado SSL/TLS em seu site pode até parecer simples na teoria, mas a única maneira de garantir uma instalação adequada é contando com um serviço profissional, especializado na tarefa.

Se você quer saber mais sobre o Certificado SSL e todos os pormenores relacionados à sua instalação, visite o nosso Guia Completo sobre SSL.

Conclusão

Se a sua empresa tem um site, contar com um Certificado SSL/TLS é mais que apenas um recurso extra; é uma medida de segurança essencial para a proteção da sua empresa e de seus clientes.

A instalação desses certificados é relativamente simples, mas precisa ser feita por profissionais especializados.

Caso contrário, pode haver falhas de segurança que comprometem o sigilo de informações sensíveis, um descuido que gera duras sanções para o seu negócio.

Se você precisa de ajuda para fazer a instalação de um Certificado SSL/TLS, não hesite em solicitar o auxílio da SAN Internet Brasil! Nós somos especialistas em soluções de segurança para sites e-commerces.

Nossos profissionais podem te ajudar a ter um site mais seguro. Entre em contato conosco agora!

Leia também:

Deixe um comentário