Qual o melhor conversor digital para TV? – Descubra!

Qual o melhor conversor digital para TV? Entre tantas opções no mercado, qual é aquele que melhor combina com o meu modelo de televisão?

Vale a pena comprar um conversor digital ou devemos optar pela compra de uma televisão mais moderna, já com o serviço digital integrado?

Quanto custa um conversor?

Com certeza, se você não era um bebê por volta do ano de 2010, lembra-se de que a partir deste ano começaram as propagandas recomendando que você comprasse um conversor digital para sua TV de sinal analógico.

Essas propagandas se estenderam por bons anos, sendo ainda possível encontrá-las pontualmente.

A TV aberta já passou por quase 99% da digitalização do sinal em todo o território nacional, faltando apenas algumas poucas cidades serem atualizadas do sinal analógico para o sinal digital, por isso mencionamos que ainda em alguns locais é comum que essas propagandas passem, até mesmo em estações de rádio.

Um conversor digital auxilia no processo de transformação do sinal de sua televisão antiga, que agora pode captar um sinal de maior qualidade, sem chiaço, com uma qualidade de som acima da média e o vídeo rodando em HD.

Por isso a importância de ter um quando necessário.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o funcionamento do sinal digital, suas características, como funciona e como colocá-lo em sua televisão de tubo ou até mesmo fina, mas que não possui o sistema digital integrado.

Leia conosco e descubra qual o melhor conversor digital para TV. Vamos lá!

conversor digital para TV
conversor digital para TV

O que é um conversor digital?

Antes de saber qual o melhor conversor digital para TV, é necessário entender mais sobre esse dispositivo.

Dizemos isso porque, muitas vezes, pode ter ocorrido de você ter chegado até o nosso conteúdo por engano, caindo de paraquedas por procurar algo sobre conversores ou televisão digital de qualidade.

De forma geral e bem resumida, como já mencionamos na introdução, o conversor digital é um pequeno aparelho que se assemelha a um receptor, que fica responsável por transformar o sinal digital recebido em imagens, dados e áudio que pode ser exibido por sua televisão de tubo antiga ou até mesmo fina, mas que ainda não possua tecnologia suficiente para transformar o sinal em mídia compreensível.

A mudança do analógico para o digital, como já mencionado anteriormente, chegou pouco depois do ano de 2010, e já está praticamente completa, sendo ainda poucas cidades que funcionam sem o sinal digital, ainda com a dominância do sinal analógico. Continue lendo conosco para descobrir qual o melhor conversor digital para TV.

Uma TV analógica não funciona sem o conversor?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o funcionamento de televisores antigos sem o conversor digital.

Isso surge porque as propagandas visavam colocar “medo” nos espectadores, dizendo que quem não tivesse um conversor digital acabaria sem nenhum sinal do canal em questão.

Porém, isso não é verdade.

A verdade é que o sinal digital ainda funciona na TV analógica, mas com uma qualidade bem abaixo da média.

Caso você more em uma das milhares de cidades do Brasil que possuem sinal digital, mas ainda tem uma TV tubo com funcionamento analógico, seus canais de TV aberta irão funcionar, porém com bastante chiaço, problemas de áudio, entre outros, já que o próprio televisor não possui tecnologia suficiente para transformar aquele sinal em mídia realmente completa, apenas parcial.

Como conectar o conversor digital?

O conversor digital, como mencionamos anteriormente, é um pequeno aparelho que se assemelha a um receptor antigo, ou até mesmo ao modelo de TV Box.

O mesmo precisa estar conectado a rede elétrica para funcionar, o que significa que será necessária uma tomada por perto, podendo ser a mesma da TV.

Após colocá-lo na rede elétrica, basta conectá-lo na TV por meio de um cabo simples, que pode ser anexado junto ao seu televisor.

É um modelo simples que geralmente se adequa a qualquer tipo de televisor, mas vale a pena ficar atento na hora da compra, para garantir que a saída do conversor seja do mesmo tipo que a entrada de seu televisor.

Quanto custa um conversor digital?

No início em que o conversor digital era necessário, seu preço era bem alto, cerca de 3x o valor atual, comparado a valorização do real na época.

Atualmente, seu valor é bem mais em conta, sendo fácil comprar um sem nem ao menos ter que sair de casa, comprando pela própria internet.

Os preços variam entre R$80,00 e R$120,00, podendo ser parcelado em várias vezes no cartão de crédito.

Qual o melhor conversor digital para TV?

Qual o melhor conversor digital para TV? Na realidade, não existe um melhor. Todos eles cumprem a mesma função sendo confiáveis.

A nossa recomendação é que analise os comentários de quem já comprou na internet. Na própria página do produto costuma ter alguns comentários, mas conferir no site ReclameAqui também é uma boa opção. Até a próxima!