Conheça algumas ferramentas importantes que podem ajudar no dia a dia de quem trabalha com SEO
O SEO é uma ferramenta poderosa para quem está na internet. Além de ajudar no reconhecimento e fortalecimento de marca, é uma estratégia indispensável no posicionamento de uma empresa no mercado digital.
Não é por acaso que as empresas, sejam B2Bs, lojas especializadas em descontos ou comércios dos mais variados segmentos estão buscando o suporte de agências de SEO e profissionais especializados no assunto. Esses experts auxiliam na construção das melhores estratégias, desenvolvendo suas atividades com o suporte de algumas ferramentas.
Mas, afinal, que ferramentas são essas e por que elas são tão importantes para o profissional de SEO? Descubra a seguir!
1. Google Analytics
Na lista de ferramentas utilizadas por profissionais de SEO, o Google Analytics está no topo. Além de ser uma das mais conhecidas no universo do marketing digital, ela é também uma das mais utilizadas.
Os profissionais conseguem conectar o site do cliente à plataforma, o que permitirá acessar informações e métricas sobre tráfego e desempenho. Assim, é possível identificar:
- dados relacionados à audiência do site;
- número de visualizações mensais;
- quais são as páginas mais visitadas no site;
- taxa de rejeição;
- tráfego referido, entre outros.
2. Google Search Console
Outra ferramenta do Google que também se destaca no universo SEO é o Google Search Console. Por meio dele, é possível identificar problemas de SEO em páginas da web.
A ferramenta permite ao profissional verificar, entre outras questões, se o site está rankeando no buscador e quais são as melhores palavras-chaves que podem ser utilizadas para gerar resultados para o negócio. Além disso, o Google Search Console oferece os seguintes dados:
- linkagem interna;
- cliques;
- CTR;
- impressões;
- saúde do site;
- indexação das páginas;
- dados de desempenho de vídeos, entre outros.
3. SEMRush
Quando se trata de otimização de conteúdo, uma das ferramentas mais lembradas entre os especialistas é o SEMRush. Conheça suas principais funcionalidades:
- avaliação de desempenho do site;
- destaque das falhas;
- posição das palavras-chave;
- análise de elementos, como título do artigo;
- análise de links internos e externos, entre outras funcionalidades.
E o mais bacana é que SEMRush Writing Assistant pode ser instalado no próprio Google Docs, facilitando o desenvolvimento dos conteúdos e a análise de SEO dos textos produzidos.
4.Google Keyword Planner
O planejador de palavras-chave do Google foca suas ações em palavras-chave para mídia paga. Apesar disso, ele é indicado também para estratégias de produção de conteúdo orgânico para sites.
Entre as suas funcionalidades, estão a geração de palavras-chave e a indicação de termos que podem ser utilizados na produção de conteúdos de uma determinada empresa, considerando público e nicho de atuação.
5. Google Pagespeed
Outra ferramenta também do Google, o Pagespeed analisa a velocidade de carregamento de sites.
Essa análise é importante, pois influencia diretamente na experiência do usuário. Quanto mais lenta a velocidade de carregamento, maiores são as chances do usuário abandonar o site.
O Pagespeed analisa a velocidade de carregamento e dá uma nota. Além disso, ele traz orientações de como melhorar a velocidade do site e ajuda na otimização da velocidade em dispositivos mobile.
A ferramenta é gratuita e fácil de ser utilizada, por isso vale a pena conhecer e experimentar, até por quem não é profissional de SEO.
6. Check My Links
O Check My Links é uma extensão do Google Chrome que traz a proposta de identificar a existência de eventuais links quebrados ou inválidos em uma determinada página.
7. Keyword Tool
Por fim, nossa última dica é o Keyword Tool. Trata-se de uma ferramenta de sugestão de palavras-chave que é muito fácil de utilizar e traz excelentes resultados para o profissional de SEO.
O Keyword Tool permite pesquisas em todos os buscadores, e-commerces e redes sociais da rede a nível mundial, inclusive para o YouTube.
Ele representa uma alternativa interessante que pode ser usada de forma complementar ao já mencionado Google Keyword Planner.