Aprenda sobre as vantagens que o marketing conversacional oferece para a empresa
Oferecer um atendimento com qualidade, assim como conquistar novos clientes, é o desejo de todo e qualquer negócio, não é verdade?
Para assegurar a satisfação do cliente, é importante investir nas estratégias de marketing digital para garantir que sua marca alcance o sucesso almejado.
A comunicação é uma ferramenta primordial, mediadora entre o público e a empresa.
Daí, manter uma escuta ativa, que facilite a compreensão dos anseios da pessoa durante o diálogo, trará o reconhecimento que o nome da sua marca deseja.
Para isso, aplicar as estratégias do marketing conversacional no seu negócio vai proporcionar que mensagens personalizadas sejam criadas, para atender a individualidade.
Mas, afinal, como fazer isso? Confira o texto na íntegra!
Marketing conversacional: o que é?
O marketing conversacional é um poderoso recurso que utiliza a comunicação como intermédio entre a empresa e o público.
O objetivo principal dessa conversação é humanizar os atendimentos, buscando atender as necessidades de cada um de maneira personalizada, auxiliando até mesmo no processo de tomada de decisão durante a jornada de compra.
Essa comunicação é realizada por meio dos chatbots, a inteligência artificial que é capaz de otimizar o atendimento ao cliente em tempo real.
Essa atendente virtual recolhe as informações dos motivos que levaram os consumidores a procura do contato, entregando mensagens programadas no sistema que são eficientes pela rapidez e simultaneidade no atendimento.
Dessa forma, é possível adequar as respostas às demandas do negócio em conjunto com a do cliente.
Por exemplo, para quem possui um e-commerce, em vez de passar horas enviando o código de rastreamento, ao recorrer à inteligência dos robôs, o processo se torna mais prático e sistematizado ao executar esse serviço.
Portanto, perguntas básicas feitas pelo consumidor, podem ser respondidas instantaneamente.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBM, 99% revelaram ter obtido um aumento na satisfação do cliente com a utilização dos chatbots, melhorando a experiência do cliente e criando relacionamentos mais duradouros.
Assim, eles permitem criar uma interação humana entre a organização e o consumidor, gerando nas pessoas sentimentos de acolhimento e valorização graças ao bom atendimento prestado.
Logo, o marketing conversacional facilita para:
- um diálogo em tempo real entre empresa e consumidor;
- possibilidade de comunicação a qualquer momento do dia;
- construir relacionamentos mais prolongados devido às respostas ágeis e completas.
Quais os benefícios do marketing conversacional para o seu negócio?
Quando se refere a destacar seu negócio no mercado competitivo, aquele que investe em estratégias estará à frente da concorrência.
Sem os acessos à página, seria impossível criar uma base de leads, ou seja, os contatos que apresentam realmente interesse no seu produto.
Desse modo, as vantagens de usar o marketing de conversação contribui para economizar tempo, recursos e elevar as vendas, sem esquecer de mencionar a colaboração proporcionada na experiência de compra dos clientes.
Atendimento ágil
As respostas imediatas contribuem para garantir a satisfação do cliente, por facilitarem na comunicação ao atender vários leads simultaneamente, já que a busca das pessoas, atualmente, é pela agilidade nos atendimentos.
Disponibilidade na assistência
A pesquisa da SurveyMonkey apontou que 64% das pessoas consideram os chatbots excelentes por estarem disponíveis a qualquer horário, em qualquer dia, até mesmo em feriados, permitindo que o contato ocorra sempre que houver necessidade.
Reduz custos
A automatização do processo de atendimento levará a redução de custos, diminuindo a exigência de pessoas para o suporte ao cliente.
Logo, para cada consumidor que procura o chatbot, somente um será encaminhado para um atendente humano quando for necessário.
Dessa maneira, os robôs conseguem reduzir até 30% os custos com relacionamentos ao clientes.
Mensagens personalizadas
Com o atendimento robotizado, também é possível adaptar a mensagem de acordo com a linguagem do negócio.
Além disso, torna o atendimento mais humanizado, capaz de entender as necessidades do cliente, traduzindo as informações essenciais para orientar na jornada de compra do público.
Mais produtividade da equipe
A produtividade da equipe de vendas aumenta por causa da qualificação de leads que o sistema faz, identificando quem são os clientes em potencial para fechar uma compra.
Uma vez que a inteligência artificial utiliza as informações do cliente, favorece para que o vendedor ofereça uma solução certa, no momento apropriado.
Para aplicar o marketing conversacional na sua empresa, o primeiro passo é conhecer bem o perfil do seu público-alvo, as soluções que eles irão procurar, quais os canais disponíveis de interação a empresa vai oferecer, bem como o tom da linguagem que será usada.
Assim, é importante analisar os dados da origem dos leads qualificados, bem como a porcentagem de desistência em cada etapa da jornada de compra.
O marketing de conversação aumenta não só as vendas, como também otimiza a experiência do cliente.