o que é, benefícios e como configurar

o que é, benefícios e como configurar

Sua empresa está crescendo e você quer saber como vender mais no Google Shopping? Configurar a sua conta no Google Merchant Center é o primeiro passo – e também um dos mais importantes – para se ter sucesso nesta empreitada.

Por isso, para te ajudar neste processo, preparamos um guia completo sobre o Google Merchant Center. Nos próximos tópicos falaremos sobre como a ferramenta funciona, quais seus benefícios e como configurá-la corretamente.

Quer vender mais usando o Google, uma das principais ferramentas de busca do mundo? O passo a passo você encontra neste artigo. 

O que é o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center é uma plataforma que permite que empresas – tanto as que vendem on-line, quanto aquelas que operam só no ambiente físico – façam uma listagem com os produtos de seu estoque.

Assim, as informações sobre os seus produtos e a sua empresa ficam armazenadas de maneira segura e de fácil compreensão. Em termos práticos, isso quer dizer que, toda vez que um cliente em potencial fizer uma pesquisa no Google, os seus produtos têm mais chances de aparecer como um resultado. 

Ter os seus produtos devidamente cadastrados no Google Merchant Center também é um requisito para anunciar nas ferramentas de campanhas do Google, alcançando mais clientes por meio do tráfego pago. Entenda mais sobre a ferramenta nos próximos tópicos! 

Por que usar o Merchant Center em seu e-commerce?

Usar o Merchant Center é uma ótima alternativa para empresas que desejam impulsionar as suas vendas on-line, afinal, além de facilitar a interface de compra para os compradores, essa plataforma também oferece uma grande variedade de ferramentas para anunciantes.

Elencamos alguns dos principais benefícios de se usar o Google Merchant Center para sua empresa. Veja só: 

Use o remarketing dinâmico

O GMC oferece uma série de funcionalidades interessantes para anunciantes; e uma delas é o remarketing dinâmico. Essencialmente, este recurso permite que a sua empresa possa exibir novamente produtos que já foram visitados por possíveis clientes. 

O grande trunfo deste tipo de anúncio é que eles podem ter um custo menor, e melhores taxas de conversão, uma vez que são veiculados exclusivamente para uma parcela da sua audiência que já teve contato com o seu site. 

Ofereça informações atualizadas, o tempo todo

Com o Merchant Center, é mais fácil atualizar informações sobre os produtos. Isso quer dizer que seus clientes terão sempre acesso aos dados mais recentes sobre o seu estoque, sabendo exatamente quando você tem uma promoção importante, ou certo produto saiu de estoque. 

Informações atualizadas são muito importantes para o processo de decisão de compra! 

Destaque-se da concorrência

Pode ser difícil destacar a sua empresa em meio a tantos concorrentes, principalmente se o seu negócio ainda está dando os primeiros passos. Nesse sentido, o GMC pode ser um valioso aliado! 

A ideia é otimizar a apresentação de seus produtos ao máximo e, mesmo que novos clientes não reconheçam o nome de sua marca, eles se sentirão seguros o suficiente para clicar em seu anúncio e chegar ao seu site. 

Tenha total controle orçamentário sobre as campanhas google merchant center

Tenha total controle orçamentário sobre as campanhas

Sabemos como o orçamento pode ser apertado para empresas que estão começando. Por isso, é importante lembrar que a listagem de produtos no Google Merchant Center é completamente gratuita e você só paga por anúncios que configure. 

Muitas das modalidades de anúncios não executam cobranças a não ser que o cliente visite a sua página! 

Dessa maneira, sua empresa ganha flexibilidade para gastar o quanto quiser em campanhas, guardando os maiores investimentos para veiculação de produtos que têm chances de gerar grandes impactos. 

Recursos do Merchant Center para sua loja virtual

Quer conhecer um pouco mais sobre os recursos dessa incrível plataforma? Nós também temos uma lista completa com todas as principais funcionalidades que o GMC pode oferecer para sua empresa, não importa o seu porte. Confira agora! 

Venda internacionalmente: o Google Shopping, disponível por meio do GMC, está disponível em mais de 90 países. 

Destaque promoções sazonais com facilidade: de acordo com o Google, 40% dos usuários da ferramenta a usam para encontrar melhores preços. Com o GMC, você pode configurar ofertas sazonais em produtos específicos, ou em todo o site.  

Integre seu catálogo de produtos com o Google Ads, Google Analytics e outros serviços: ao usar o GMC, você poderá fazer anúncios no Google e observar os resultados de suas ações por meio de relatórios detalhados. 

Ganhe insights sobre sua operação: na página “Oportunidades” do GMC, você pode achar dicas de como melhorar os dados de seus produtos ou campanhas. Tudo para gerar mais cliques e vendas.

Como configurar o Google Merchant Center?

como configurar o google merchant center

Ao criar uma conta no Google Merchant Center, você precisa escolher um e-mail. Recomendamos que você use um e-mail corporativo, preferencialmente o mesmo que é usado na conta do Google Ads.

Então, crie a sua conta e, no menu suspenso no canto superior direito, procure pela função  “Vinculação de contas”. Ali você poderá vincular as suas contas no Analytics e no Ads. 

A próxima etapa é a verificação. Navegue até o menu “Informações Comerciais” e clique na opção “Site”. Ali, você encontrará algumas opções de verificação de conta e as instruções para realizar o processo. 

Então, você precisará fornecer informações de frete e impostos sobre os produtos listados. Apenas após o preenchimento desses dados é que você poderá colocar no ar as suas primeiras campanhas.

Depois disso, clique no menu “Produtos” e, depois, clique em “Feeds” para conectar o feed de produtos do seu site à página do GMC. Isso pode ser feito de três maneiras: com o upload de um arquivo “.TXT” ou “.CSV”; conectando o seu feed por meio de uma API; ou usando um feed em um URL para que ele seja atualizado dinamicamente.

Vale lembrar que o processo de aprovação da sua conta no GMC pode levar até 72 horas! 

Hospede seu site em uma plataforma segura, rápida e estável. Conheça os serviços de hospedagem da SAN Internet! 

Conclusão

Usar o Google Merchant Center é uma incrível oportunidade para empresas que estão dando os seus primeiros passos no mundo das vendas virtuais, ou aquelas companhias mais experientes, que desejam aumentar o seu alcance e a sua lucratividade.

Essa é uma plataforma fácil de configurar e usar, que oferece recursos inestimáveis para e-commerces e lojas virtuais de todo o tipo.

Neste artigo, explicamos as principais vantagens da ferramenta, seus recursos mais importantes e como configurar a plataforma para fazer suas primeiras vendas. Gostou de saber mais sobre esse assunto?

Nosso blog conta com conteúdos diversos sobre lojas virtuais, vendas pela internet e hospedagem de sites. Visite outros artigos agora para continuar aprendendo.