WordPress x Joomla: quais as vantagens de cada um?

Não sabe qual gerenciador de conteúdo usar em seu site? Veja entre wordpress x joomla qual que mais tem a ver com seu projeto.

Quem trabalha de forma profissional com sites, sabe que ter um gerenciador de conteúdo, pode facilitar e muito sua vida, seja para fazer o site, seja para depois dar liberdade para o próprio usuário atualizar seus conteúdos.

E 2 dos mais famosos gerenciadores de conteúdo são o wordpress e o joomla.

E se você ainda não faz ideia de qual software pode ser melhor, vamos te mostrar hoje os prós e contras de cada um. Acompanhe conosco.

Wordpress x Joomla
WordPress x Joomla

Joomla x WordPress – qual o melhor?

Bom, vamos analisar cada um deles e você vai verificar qual tem mais a ver com suas necessidades:

Joomla

O Joomla foi lançado em 2005 e é quase tão antigo quanto o WordPress. Segundo sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular depois do WordPress, o Joomla comanda cerca de 3% de todos os sites na internet e detém 5,4% do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Vantagens

Gerenciamento de usuário mais avançado – Joomla oferece um sistema mais avançado para controle de acesso de usuário e gerenciamento de usuário pronto para uso.

 Flexível para diferentes tipos de conteúdo – os componentes e módulos do Joomla oferecem um pouco mais de flexibilidade na exibição de tipos de conteúdo fora do padrão.

 Suporte multilíngue – Joomla possui suporte multilíngue embutido em seu núcleo, enquanto o WordPress requer que você use um plugin de terceiros.

Modelos múltiplos – Joomla permite que você use diferentes modelos para diferentes partes de conteúdo, enquanto você só pode usar um tema WordPress.

Desvantagens

A desvantagem mais óbvia é que joomla é, em geral, uma plataforma muito mais difícil de aprender, onde a ajuda dos desenvolvedores pode ser necessária.

Se você não tem equipe de desenvolvedores, pode ter que contratar o serviço de uma

WordPress

Lançado originalmente como uma plataforma de blog em 2003, o WordPress é agora um sistema de gerenciamento de conteúdo versátil que alimenta 40,0% de todos os sites na internet (incluindo muito mais do que apenas blogs!).

Em termos de participação de mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo, o WordPress detém uma participação de mercado ainda mais dominante de 40,0%.

Vantagens

Facilidade de uso – WordPress é geralmente considerado o sistema de gerenciamento de conteúdo mais fácil de usar, especialmente para não desenvolvedores.

 Melhor para blogs – WordPress diferencia entre postagens de blog e páginas estáticas – Logotipos iniciais, enquanto o Joomla contém apenas um único tipo de item que você pode manipular com categorias.

 Extensibilidade – WordPress tem de longe o maior ecossistema de plug-ins e temas, o que torna mais fácil expandir seu site com uma variedade de recursos diferentes.

Enorme comunidade de suporte – com o WordPress sendo tão popular, é fácil encontrar ajuda por meio de seu enorme ecossistema de blogs, grupos do Facebook e desenvolvedores de sites de terceiros.

Desvantagens

Bom, para sites de ecommerce, com muitas transações, o wordpress pode acabar se tornando uma plataforma pesada e talvez não seja a mais recomendada, embora existam plugins como o woocommerce que facilitem isso, eles não aguentam um volume alto de visitas.

Considerações Finais

Em última análise, sua escolha dependerá muito do tipo de projeto que você deseja montar.

Para recapitular, o WordPress funciona melhor para blogs e sites com navegação mais fácil.

Joomla é excelente quando se trata de portais, fóruns, e-commerce e assim por diante.

Bem leitores e leitoras esperamos que consigam com sucesso escolher seu gerenciador de conteúdo e que seu site parta para o sucesso!

Sugestões e dicas deixe nos comentários

Deixe um comentário